quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Sem Textão: Por que damos tanta voz aos idiotas?

 


Por Vitor Franceschini

 

Esse novo texto se relaciona bastante com um post que fiz hoje mesmo em minha rede social Facebook sobre como o ambiente daquele espaço virtual está tóxico e também sobre outro texto que postei nesta seção, a respeito dos ‘haters’ serem o principal combustível da internet (confira aqui).

 

Pois quero abordar, como as pessoas dão vozes aos imbecis no mundo virtual. Recentemente vimos a polêmica envolvendo Jon Schaffer, líder e mentor do Iced Earth, além de um dos integrantes do projeto Demons & Wizards (ao lado de Hansi Kürsch, do Blind Guardian), que estava em meio aos grupos que invadiram o capitólio de Washington, nos EUA, com o intuito de querer intimidar a posse do atual presidente eleito Joe Biden, dos Democratas.

 

O ato antidemocrático culminou em violência e morte de cinco pessoas, além de escancarar mais algumas facetas de uma extrema direita conservadora e reacionária que cada vez mais cresce no mundo. Mas, julgamentos ideológicos de lado, no mundo metal o que viralizou foi uma suposta foto com Schaffer invadindo o local e, posteriormente, sendo confirmada sua presença e logo depois várias declarações conspiracionistas do mesmo.

 


Obviamente que tudo isso viralizou e rachou o já deteriorado e polarizado cenário nacional, com várias pessoas defendendo e outras atacando um dos fundadores do Iced Earth. Assim como sempre viraliza declarações e atos polêmicos, vide uma vez ou outra que aparecem no cenário Ted Nuggent e Phil Anselmo, cada um na sua proporção, mostrando tendências supremacistas.  

 

Não há dúvidas que tais atos devem ser coibidos e esses seres, que atentam contra a democracia e influenciam o discurso de ódio, devem ser punidos se tais atos forem confirmados, mas até quando quem se opõe a isso vai dar voz a esses idiotas? Muitos o fazem por pura exposição, afinal, suas carreiras nem vão mais de vento em poupa, no entanto nada melhor que um nome em exposição, mesmo que seja em meio à polêmica. O verdadeiro ‘fale bem ou fale mal, mas fale de mim’.

 

Esse pode não ser o caso de Schaffer, que se mostrou ativo e militante de seus ideais, mas não tenha dúvidas. Há 23 anos acompanho o Iced Earth, e sua banda nunca teve tanta exposição quanto ele teve nos últimos dias. Sim, infelizmente aqui no ARTE METAL também para que possamos debater a situação. Só que, principalmente no âmbito virtual, estes extremistas querem mais espaço e uma forma de propagar suas sandices, custe o que custar, da forma que for.

 

No entanto, mesmo você com um pensamento progressista e que busca a luta pelas minorias, além da igualdade social, não estaria servindo de combustível para propagar essas atitudes antidemocráticas e discursos de ódio? Vale a pena refletir.

 

Vitor Franceschini é editor do ARTE METAL, jornalista graduado, palmeirense e headbanger que ama música em geral, principalmente a boa. Gosta de 5 músicas do Iced Earth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário