terça-feira, 4 de maio de 2021

Rock Melody: tem balada Metal na rede

Rodrigo Polinário e Gui Venturini


Por Vitor Franceschini

 

Quarta-feira, 5 de maio (amanhã), os amantes da música em geral têm um compromisso imperdível às 20h15. Afinal, estreia o programa Rock Melody, que será transmitido pela Web Radio Total, e conta com apresentação de Gui Venturini e Rodrigo Polinário. Venturini é um comunicador de todas as áreas, jornalista, apresentador, radialista, com trabalhos vinculados ao Araraquara Rock, onde apresentou o evento por diversos anos, até passagem pela EPTV Central, filiada à Rede Globo, entre muitos outros. Polinário é psicólogo, tem experiência no mercado corporativo e é um amante da música desde garoto. Para falar sobre o programa, que trará baladas clássicas e atuais do Rock e do Metal, Gui Venturini conversou com o ARTE METAL, que é parceiro da empreitada.

 

Gui, são tantos anos de trabalho como comunicador, na rádio, TV, enfim... inúmeros. Por que decidir produzir mais um programa como o Rock Melody?

Gui Venturini: São 25 anos na comunicação, falada, escrita, publicitária e televisiva. Se comunicar, essa é a ideia, sempre poder levar uma mensagem, sendo ela com a minha poesia, meus textos ou com minha comunicação falada, levar algo sempre a acrescentar. E a música pra mim sempre foi uma companhia, uma reflexão quando bem ouvida e interpretada, uma mensagem.

 

E qual o intuito de fazer um programa voltado às baladas do Rock?

Gui: Eu como um roqueiro nato sem estereótipos e bandeiras, sem querer ser o bronco, pois o Rock é muito mais que isso. Elvis Presley, o pai do Rock, era cantor gospel, então porque expressar o Rock como algo de repúdio? Não, o Rock é alegria, expressão, liberdade, não tem porque querer levar o distanciamento, o Rock é união, é amor, é verdade. E por isso nasce o Rock Melody, pois todo roqueiro também ama. Rock Melody é amor, é Rock com a sensibilidade de ouvir Rock de outra forma. Eu também quero paulada, mas também quero balada.

 

Aliás, esse é um gênero que hoje, principalmente aqui no Brasil, só tem espaço em rádios alternativas. A que você acha que deve este fato?

Gui: Eu acho que precisamos repensar, pois as melhores baladas, são feitas por bandas de Rock, nós que somos do Rock, somos quem faz e fala de amor como ninguém, pois se não fosse, não teríamos esse título. Vitor, eu não acho, eu tenho certeza que temos que mudar conceitos, pois não deixo de ser roqueiro por ouvir Pena Branca e Xavantinho, e que eu amo ouvir. Eu sou do Rock, mas ouvir a música é entender ela, é muito mais que um estilo.

 

E como você enxerga o gênero atualmente? Acredita que as bandas atuais ainda apostam nesta fórmula?

Gui: O estilo balada Glam Metal e Hard Rock, que é a nossa proposta no Rock Melody não existe mais, vivemos isso na década de 80, claro, existem algumas que ainda fazem, bandas que são desta época que ainda estão na ativa. Mas o Rock Melody tem a proposta de trazer também, músicas que são melódicas, o Rock Melody tem como ideia levar a melodia. Mostrar que no Rock existe poesia também.

 

Falando agora do formato, que é de web rádio. Como você enxerga esse formato e a abrangência dele?

Gui: Eu que vivi o rádio onde ainda se tocava vinil e cartucheira, depois passei pela transformação para o Wave e MP3, vejo a web rádio, como o futuro do rádio. As rádios de concessão/comerciais, ficarão nas mãos das igrejas, pois a estrutura é cara e, sem vender inserção e patrocínio, não irão sobreviver, irão ter que arrendar e, quem tem dinheiro pra pagar? São as igrejas. Rádio Web será o futuro do rádio e, esse é o nosso slogan.

 


É estranho perguntar isso, mas não podemos deixar de lado. O Rock Melody terá uma participação do ARTE METAL. Como surgiu essa ideia e qual o intuito?

Gui: Muito importante essa pergunta, como citei, o Rock é união, por isso, a minha ideia de trazer o ARTE METAL pra acrescentar, para unir, para informar. Como disse, comunicar, levar informação, essa é a nossa missão, levar para o nosso público muito mais que música, levar informação dentro da cena. E isso, o ARTE METAL faz muito bem, pois você Vitor, tem esse compromisso com o meio, profissionalismo e, eu, sou muito grato por ter você junto com o Rock Melody. E comigo não tem média não, aqui tem respeito. E você tem o meu, e tenho certeza que você, também tem o respeito de muitos.

 

A pergunta que todo mundo deve estar fazendo até chegar neste ponto da entrevista: qual será o repertório do programa? Claro, consiste em baladas, mas há o intuito de mesclar clássicos com o que tem de novo no mercado?

Gui: Será sempre idealizado com a ideia do nome, Rock Melody, iremos tocar baladas, mas também melodia, como; Dream Theather, Stratovarius, Sabaton, Iron Maiden e outras bandas que fazem músicas melódicas também. E junto comigo o Rodrigo Polinário que tem um vasto conhecimento dentro desta área musical e, você Vitor, juntos faremos um programa diferenciado. Eu tenho certeza disso. É uma nova proposta. O que temos que pensar, é que o rock, é liberdade, é expressão, é amor também.

 

Por fim, acredita que com o advento deste momento triste da pandemia a ocasião é favorável? Enfim, o Rock Melody vem pra acrescentar num momento tão difícil?

Gui: Acredito muito nisso, o Rock Melody não é só um programa de rock, de balada, ele vem para ser um canal aberto para solidariedade também. O Rock Melody sempre será um canal para fazer campanhas que possam ajudar o próximo. Eu acredito que, quem tem um canal para se expressar, tem a obrigação de ajudar. Eu não me comunico para massagear o meu ego, eu me comunico para levar uma mensagem, para poder dar a voz para quem não tem. O Rock Melody é um canal de amor. Obrigado, Vitor, pelo espaço e muito obrigado por estar junto com o Rock Melody. Rock Melody, todas as quartas das 20h15 às 21h45 pela webradiototal.com. Muita luz, muita música, muito rock!

 

https://www.facebook.com/radiototaltotal

Um comentário:

  1. Obrigado Vitor pelo espaço e pela entrevista sensacional, onde aqui tentei passar um pouco do Rock Melody que estreia nesta quarta (05/05) pela a webradiototal.com - Onde tenho o prazer de dividir este espaço com o Rodrigo Polinário meu irmão e meu grande influenciador a ouvir rock e, você Vitor, que vem pra fortalecer ainda mais. Muito obrigado por estar e ser parte do Rock Melody. Contamos com a audiência e com todos que fazem parte do ARTE METAL. Juntos levaremos o amor e o rock para todos os lugares. Muita luz.

    ResponderExcluir