quarta-feira, 24 de junho de 2020

Biff Byford – “School of Hard Knocks”


(2020 – Nacional)

Hellion Records

São quase cinquenta anos de carreira e como é sabido, mais de quarenta deles dedicados ao Saxon, um dos pilares da New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM). Nada mais justo que Biff Byford celebrar agora, depois de meio século, um trabalho solo e que valeu a espera.

Não só em termos musicais, o vocalista também resolveu chamar um time de peso e convidados especiais para o disco, o que gerou um trabalho que mistura seriedade e festa. Tanto que o que temos em mãos é algo bem regado a Hard Rock e claro, Heavy Metal.

No time principal, nada mais, nada menos que Fredrik Åkesson (Opeth) é o dono das seis cordas, sendo Christian Lundqvist (ex-R.A.W., The Poodles) na bateria, além do baixista Gus Macricostas, que já tocou ao vivo com o próprio Saxon. E não é que a química rolou?

Melodias cativantes dão o tom do trabalho, que caminha bastante entre a linha tênue do Hard ‘n’ Heavy. Mas o mais interessante é que Biff, que produziu o álbum, optou por uma sonoridade moderna. No entanto, sem exageros, mas algo bem redondo e aproveitando bem os recursos atuais. Um pouquinho mais de organicidade deixaria tudo perfeito.

Biff está cantando como sempre, com seu timbre único e aqui prima por deixar a agressividade mais de lado, adotando certa sutileza. Entre os convidados, músicos de peso como Big Dave Kemp, Nibbs Carter (Saxon, que divide várias composições com Biff), o multi-requisitado Alex Holzwarth (Rhapsody Of Fire, Avantasia), o outro multi-requisitado Nick Barker (Ancient, Brujeria, ex-Dimmu Borgir, Cradle of Filth, etc), além do mestre Phil Campbell (Motörhead).

Há momentos mais alegres, como nas próprias duas faixas iniciais, Welcome to the Show e School of Hard Knocks, mas o negócio pesa também, incluindo com Biff assumindo seus antigos demônios como em Worlds Collide. Mas o negócio não tem limites, pois o cantor até recita um poema de Allan Poe em Inquisitor, que aliás precede a faixa de nome do poema, The Pit and the Pendulum, e faz duas releituras. Uma para a domínio público Scarborough Fair e um cover do Wishbone Ash para Throw Down the Sword. Uma verdadeira celebração.


9,0

Vitor Franceschini



Um comentário:

  1. Ótima resenha!O álbum realmente está excelente e o cover do Wishbone Ash ficou Sensacional!Abraços
    Eleandro Frizon

    ResponderExcluir