quarta-feira, 17 de junho de 2020

Killing Yourself: Sérgio Facci (Vodu, Volkana, Viper e Vulcano)




São no mínimo 35 anos dedicados ao Heavy Metal, Rock ‘n’ Roll, à música... Uma lenda do Metal nacional, Sérgio Facci é uma das lideranças por trás da pioneira banda Vodu e nunca negou emprestar seus talentos a grandes nomes, um deles o antológico Viper, além da tradicional banda Volkana e até ao vivo para o Vulcano em um show clássico. Curiosamente todas bandas iniciadas pela belíssima letra V, fato que tivemos que abrir uma exceção e perguntar ao baterista se era ou não coincidência (vai saber, poderia ser uma superstição) e ele nos respondeu: “Primeiro lugar gostaria de agradecer o convite! O lance das bandas iniciarem com V é realmente uma coincidência muito grande... Vodu (gravando e tocando), Viper (gravando um LP/CD), Volkana (gravando e tocando) e Vulcano (fazendo o show de abertura do Venom & Exciter em 1986 em São Paulo)! São bandas que tem uma grande importância dentro do Metal nacional e mundial! Vodu foi uma das pioneiras desde 1985, Viper com o LP/CD “Theatre of Fate” lançou a banda e André Matos para o cenário mundial. Vulcano em 1986 já era uma das grandes bandas no Brasil e no mundo e a Volkana foi a primeira banda com line-up de garotas tocando Thrash Metal com pitadas de Punk Rock!! Mas foi pura coincidência mesmo!!”. Sérgio é o nosso convidado de hoje no Killing Yourself!

Vodu nos anos 80


“The Final Conflict” - Vodu (1986): “Final Conflict” foi o primeiro álbum do Vodu e um dos primeiros LPs lançados de uma banda apenas. Na época (1986) era comum o lançamento de mais de uma banda no LP (SP Metal com 4 bandas / Sepultura & Overdose, etc). Gravamos com o que foi oferecido, dois dias no estúdio e nada mais! Dois dias para gravar tudo e mixar, foi bem corrido. Mas o trabalho ficou super bom para a época, pois pouca gente (de estúdio) sabia gravar Heavy Metal. Duas tiragens (3 mil copias por tiragem) foram feitas e vendidas do “Final Conflict” pela Rock Brigade Records, e foi relançado em CD pela Classic Metal Records em 2018. 


“Seeds of Destruction” – Vodu (1986): “Seeds Of Destruction”, o segundo LP do Vodu, com uma pegada mais Thrash, com uma nova formação, a banda, com esse álbum atingiu um nível mais alto no cenário nacional. Com mais tempo para gravar e experiência em estúdio, esse LP do Vodu foi melhor produzido e no meu entender junto com “Final...” é o melhor LP da banda. Esse LP foi lançado pela Rock Brigade Records e será relançado em agosto/2020 em CD pela Classic Metal Records. O Vodu chegou a gravar um EP – “No Way”, de um lado gravações ao vivo e do outro lado 3 takes, incluindo o clássico Should I Stay or Should I Go da grande banda The Clash. O EP entra como bônus no relançamento em CD do “Seeds Of Destruction”. E por fim, o Vodu lançou um terceiro LP, “Endless Trip”, onde tentamos misturar um pouco de música eletrônica. Esse LP foi lançado pela Dynamo Records.

“Theatre of Fate” – Viper (1989):Theatre Of Fate do Viper foi o trabalho que me orgulho muito de ter participado. Um disco que teve a produção de Roy Roland e foi meu primeiro trabalho no qual eu tive uma direção. Tive dois dias para ensaiar e gravar as músicas, e como o Viper sempre foi uma banda que andava junto com o Vodu, eu já conhecia algumas das músicas. Esse LP lançou o Viper e André Matos para o cenário mundial e o restante da história já conhecemos! Um belo trabalho de gravação, mixagem e que levou esse trabalho como um dos melhores de minha carreira.







“First” – Volkana (1991): “First”... Volkana. Esse LP foi produzido pelo saudoso Carlos Eduardo Miranda pela gravadora Eldorado. A Volkana ensaiava no estúdio do Dynamo e estavam com problemas para arrumar baterista e me convidaram para gravar o LP de estreia delas! Aceitei e foi o começo de uma grande amizade! Me convidaram para assumir a bateria e aceitei!! Gravamos esse LP no mesmo estúdio que gravei com o Viper na Rua D. Veridiana aqui em São Paulo. Esse LP foi lançado em CD com uma capa diferente nos EUA.

 

“Mindtrips” – Volkana (1994): “Mindtrips”, o segundo LP da Volkana, já com a vocalista Claudia França. Álbum gravado no Rio de Janeiro e com produção de Mairton Bahia (que gravou grandes nomes do rock nacional como Legião Urbana, etc). É um disco clássico e segue a linha do “First”! Frank Gosdzik (guitartista do Kreator e atualmente no Sodom) participou de uma das faixas do LP. Foi o primeiro trabalho que diz que saiu o LP e o CD ao mesmo tempo.

 






“Voodoo Doll Demo” – Vodu – EP (2018): “Voodoo Doll” na verdade é um EP com 5 músicas inéditas depois que a banda resolveu retomar as atividades em 2017. Esse EP foi lançado pela Classic Metal Records e se encontra nas lojas virtuais. Qualidade de som impecável, gravado no estúdio High Five em São Paulo, queríamos testar a reação da galera com o “novo estilo” da banda após 30 anos de lançamento do primeiro LP! Resposta positiva... então preparamos o CD “Walking With Fire” com 9 músicas novas e 5 clássicos rearranjados, que sairá agora em julho/2020 pela Classic Metal Records.





Gravei mais 4 CDs e 1 DVD (ao vivo) com a banda Fenicios, quem quiser conferir, acesse: www.feniciosbandaquem.com, é uma banda de rock n roll autoral! Também tem o V PROJECT, meu trabalho solo, no qual gravei um EP (2014) com músicas rearranjadas de bandas em que toquei. Vodu (Final Conflict) Volkana (Darkness e When 2R1) Viper (Living for the Night) foram gravados em estúdios diferentes e com a participação de vários músicos já renomados no cenário nacional!! Em 2018 lancei uma regravação da Gates of Iron (Vulcano). V Project está na estrada tocando os clássicos das bandas que toquei e alguns covers homenageando as bandas de Heavy Metal da primeira edição do Rock In Rio (1985)!

Gostaria mais uma vez de agradecer o apoio que venho recebendo de todos vocês e que me sigam em minhas redes sociais!! Valeu grande abraço a todos!! Neste tempo de pandemia fique em casa (se puder)!! Valeu galera!!

Informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário