quarta-feira, 6 de março de 2013

Vader – “Litany” – 2000/2013 – Metal Blade/Shinigami Records (Nacional)


Que o Vader é uma das maiores bandas de Death Metal da atualidade todo mundo sabe. Sempre liderado pelo seu mentor Peter (Vocal/guitarra), a banda penou como todos no underground, até chegar a seu ápice e não há dúvidas que “Litany” foi um grande passo para essa consagração.

Sucessor do renomado “Black To The Blind” (1997), este trabalho tinha a missão de manter a banda no topo que recentemente alcançara, e isto de fato aconteceu. Afinal, numa formação que contava com o excelente baterista Doc (ex- Dies Irae, falecido em 2005), Shambo (baixo) e o guitarrista Mauser (Unsun, ex-Dies Irae) nada poderia dar errado.

“Litany” é um trabalho que define o conceito exato do que é o Death Metal. Isto é, riffs mórbidos, alternando velocidade e cadência, bateria recheada de ‘blast beats’, baixo pulsante e vocais necessariamente urrados. Tudo feito com a coesão exata e técnica necessária.

É impossível ficar incólume diante de composições como Xeper, Litany e Cold Demons, além das bônus Red Dunes e Lord Of Desert (retiradas do EP  “Reign Forever World” de 2001). Tudo com letras que retratam de forma inteligente a guerra, o niilismo e a consciência.

Não há o que reclamar da produção fiel ao estilo. Após “Litany”, o Vader continuou destilando seu Death Metal mundo afora e não parou mais de crescer. Este é o álbum perfeito para aqueles que ainda não conhecem a banda, aos que conhecem, tenho certeza da concordância com a nota.


9,0

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário