quinta-feira, 19 de junho de 2014

Pentacrostic – “The Pain Tears” – 1992/2014 – Relançamento – Old Pride Records (Nacional)

A sensação de fazer esta resenha é de estar realizando um especial (clássicos), seção que não postamos há tempos aqui no blog. Então, o leitor pode considerar esta análise como um misto de resenha/especial, dada a importância deste trabalho ao underground nacional e mais precisamente ao Doom Metal brasileiro.

O selo Old Pride Records, reconhecendo a importância disto, tomou a iniciativa e relançou “The Pain Tears”, debut da banda pioneira Pentacrostic. Na época a evidência no Metal nacional era o Thrash e o Death Metal e a banda paulista de Osasco, apostava em algo mais fúnebre e soturno.

“The Pain Tears”, apesar da conotação Doom, em nada se parece com o que é proposto no gênero hoje em dia. Praticamente sem elementos góticos em sua música (a não ser pelos leves arranjos de teclados), o negócio aqui traz um som extremo com variação rítmica e um clima lúgubre, além de flertar com o Death Metal.

As guitarras entoam riffs sinistros, enquanto a cozinha varia o ritmo entre o mais arrastado e momentos mais brutais, com um baixo bem pesado e que se impõe. Não há vocais limpos, já que o líder e mentor da banda Marcelo Sanctum (vocal/baixo) vocifera guturais mórbidos.

Há vários clássicos aqui como Welcome to the Suffering, Lost in the Void, The Abstract Limits of the Unknown e Words in Corrosion. Todos clássicos de um estilo que não tem o reconhecimento merecido no Brasil, mas sempre revelou ótimas bandas.

O relançamento traz um trabalho remasterizado limitado a mil cópias marcadas à mão com duas artes diferentes na contra-capa. Além disso, a demo “Agony of Souls”, de 1990, vem como bônus. Um relançamento que fará os antigos se encantarem e os mais novos conhecerem uma importante parte da história do Metal extremo nacional. Obra prima.


9,0

Vitor Franceschini


14 comentários:

  1. Resgate histórico que a Old Pride Records traz para os apreciadores do Doom Metal do Pentacrostic, parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. um grande abraço a turma do arte extrema ótima postagem do pentacrostic obrigado

    ResponderExcluir
  3. old pride records abraço ao grande vitor

    ResponderExcluir
  4. Realmente foi um grande resgate e tem muitos outros trabalhos como estas no Brasil que merecem estar de volta as prateleiras das maiores lojas especializadas em Metal no Brasil. A Old Pride Records nos presenteou com esse grande relançamento!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente foi um grande resgate e tem muitos outros trabalhos como estas no Brasil que merecem estar de volta as prateleiras das maiores lojas especializadas em Metal no Brasil. A Old Pride Records nos presenteou com esse grande relançamento!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente foi um presentão para os nossos ouvidos, a Old Pride Rec's fez um trabalho e tanto!!!

    ResponderExcluir
  7. grande lançamento da Old Prime records , de uma banda excelente.

    ResponderExcluir
  8. MAIS UMA VEZ ALGO REALIZADO PELA "OLD PRIDE", RECONHECENDO O EXCELENTE TRABALHO DA "PENTACROSTIC"!!! NADA MAIS JUSTO TANTO PARA UMA GRANDE BANDA, ASSIM COMO PARA UMA GRANDE DISTRIBUIDORA DAS AMÉRICAS... "DIGA-SE DE PASSAGEM". DETALHE, SÃO POUCAS AS DISTRIBUIDORAS QUE TEM, RESPEITO E CONSIDERAÇÃO, NÃO SÓ PARA COM SEUS CLIENTES ASSIM COMO, PARA COM AS BANDAS!!! PARABÉNS "OLD PRIDE" E "PENTACROSTIC"

    ResponderExcluir
  9. Old Pride Records é realmente foda,relançando esse clássico!

    ResponderExcluir
  10. old pride records é realmente foda,relançando esse clássico.

    ResponderExcluir
  11. Denilson Santtana24 de junho de 2014 13:00

    Otima empreitada , valeu Old Pride e cia.

    ResponderExcluir
  12. Grande relançamento desta banda fudida,peguei o meu atraves deste relançamento..... merece total apoio e prestigio...

    ResponderExcluir
  13. Old Pride Records sempre com material de primeira,foda demais!!!

    ResponderExcluir

Shinigami Records