sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Cartoon – “Unbeatable” – 2013 – Independente (Nacional)

Deep Purple, Queen, Rush, Pink Floyd, Jethro Tull, Cream… Junte tudo isso e mais as características do Classic Rock dos anos 60 e 70, o Rock Progressivo e a identidade do quarteto mineiro. É isso que você irá encontrar em “Unbeatable”, quarto álbum do Cartoon.

A banda, que já produziu uma Rock Ópera chamada “Bigorna” (2002), é o que podemos chamar de ‘cobra criada’. Músicos experientes – são quase 20 anos de estrada – destilando um som imprevisível, com arranjos de extremo bom gosto e execução primorosa. Talvez se a banda tivesse nascido no Reino Unido teria reconhecimento imediato.

As influências citadas acima são mescladas música por músicas, se sobressaindo em uma ou outra apenas. Hammond maravilhoso dá toda a camada para guitarras suaves, bateria certeira e um baixo com suas linhas independentes. Tudo com ótimos vocais de Khadhu Capanema (também baixista).

Ainda há influências de Soul, Jazz e Southern Rock (esse mais distante), mostrando que a música da banda é rica e não têm limites. Destaque para Down On The Road Ahead, She, Promises, Time Is Running e On The Judgment Day, enfim, metade do disco, sendo que as não citadas não ficam muito atrás.

A produção de Khadhu e Tomás Alem ficou primorosa, sendo que o álbum vem embalado em um belíssimo digipack. É importante mencionar que “Unbeatable” contou com incentivo da prefeitura de Belo Horizonte. Saca só os caras ao vivo no clipe. Ótimo!


9,0

Vitor Franceschini


Um comentário:

  1. Pois é, o som do Cartoon é bom demais!! Além da extrema simpatia dos caras, que é phoda!!
    Para muita gente que nunca ou não vai poder ir aos shows de grandes bandas clássicas do rock, com certeza, assistir ao show dessa banda é de lavar a alma, sobretudo por ser um som totalmente "made in Brazil"!


    Parabéns Cartoon!!



    ResponderExcluir

Shinigami Records