segunda-feira, 4 de maio de 2015

Espera XIII – “Unexpected Austral Lights” – 2015 – Australights Records (Nacional)

Sabe aquele álbum que é amor à primeira vista (ou seria audição?)? Pois bem, “Unexpected Austral Lights”, segundo álbum dos paulistanos do Espera XIII, causa esse sentimento. Mesmo não sendo da mais fácil assimilação, o trabalho já emplaca no ouvinte na primeira música, a excelente faixa título que já demonstra ao que a banda veio.

Mas, é injusto rotular a banda como Melodic Black/Death Metal (como é conhecida), já que a sonoridade aqui imposta vai muito além e não possui os clichês dos tais estilos. Há melodia, mas isso não soa como se fosse primeiro plano, além do som ser bem mais denso e uma aura obscura circundar todo o trabalho.

Outro fator preponderante é o peso das guitarras, além da variação do andamento das músicas, que em momentos cadenciados chega a flertar com o Doom Metal, incluindo aí pequenas doses de melancolia. O trabalho vocal também é um ponto forte, já que guturais e rasgados se revezam sendo acompanhados por ‘backings’ limpos e sussurrados, dando um grande diferencial às músicas.

Pra não ficar em baixa e dando um ar ainda mais angustiante às composições, os arranjos de teclados e sintetizadores são fenomenais e se encaixam de uma forma raramente vista, com um equilíbrio e descrição necessária, servindo como um pano de fundo mesmo.

Destaque para a já mencionada faixa título que é seguida pela ótima Alliance, além de Dehydration e The Giant que se encaixaria perfeitamente em um termo do tipo ‘Depressive Black Metal’ classe ‘A’. Mas, ouça o álbum, afinal não há dúvidas que estamos diante de um dos melhores lançamentos nacionais do ano!


9,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário