quinta-feira, 4 de junho de 2015

Borknagar – “The Olden Domain” – 1997/2015 – Relançamento - Punishment 18 Records (Importado)

Este é o segundo álbum do Borknagar, orignalmente lançado em 1997 pela Century Media Records. Agora gravadora Punishment 18 Records, da Itália, relança este importante trabalho na discografia do grupo norueguês, que na época contava com o líder Øystein G. Brun (guitarra), Fiery G. Maelstrom (vocal, Ulver), Kai K. Lie (baixo), Grim (bateria, ex-Gorgoroth – suicidou-se em 1999) e Ivar Bjørnson (teclado, Enslaved).

Este trabalho é importantíssimo na carreira do Borknagar, afinal marca a transição da banda do Black Metal para algo mais intricado e cheio de novos elementos. Foi exatamente neste álbum que a banda incorporou levadas Viking Metal, e mais, adicionou elementos Folk e de Progressive.

As incursões desses novos elementos obviamente não eram tão intensas assim como se vê nos álbuns mais recentes da banda, e o equilíbrio com as linhas Black Metal que deram início à sonoridade do grupo é nítido. Podemos dizer que a fórmula funciona muito bem e seria interessante se mantida até os dias de hoje.

As linhas progressivas são muito bem executadas, tendo o peso das guitarras mais evidentes, com as linhas de baixo bem nítidas e uma bateria versátil, além de ótimas camadas de teclados. Falando em versatilidade os vocais rasgados contrastando com limpos soam perfeitos neste disco. Os momentos marcantes ficam por conta das faixas The Eye of Oden, The Winterway, Grimland Domain e The Dawn of the End. Aos fãs do atual Viking/Black Metal é um disco fundamental.


8,0

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário