sexta-feira, 17 de julho de 2015

Melyra – “Catch Me If You Can” – EP – 2014 – Independente (Nacional)

O Metal ainda pode ser machista, mas não chega nem perto de um passado recente que era dominado pelos ‘marmanjos’. Hoje, a mulherada pegou de vez seu espaço e, além de não dever nada aos homens, criaram uma identidade própria, um jeito delas mesmo de se fazer Heavy Metal, algo consolidado, afinal algumas artistas como Doro, Lita Ford e Joan Jett já haviam semeado esse ‘jeito’ há algumas décadas.

O Melyra é formado só por mulheres e traz um Heavy Metal de alto calibre neste primeiro EP, inspirado nos anos 80, mas que não chega a soar datado. As estruturas das músicas nos remetem à década, porém temos uma roupagem e execução que casam com os dias atuais e soam até atemporais.

O primeiro destaque individual vai para o ótimo trabalho de guitarras a cargo de Fernanda Schenker e Maria Fernanda Cals (que já não faz mais parte do grupo). A dupla destila riffs versáteis que ora são bem pesados (vide Silence) ora mais Hard Rock (Nightmare #1), além de solos bem encaixados.

A cantora Mariana Figueiredo possui um ótimo timbre e o explora de forma natural, demonstrando boa técnica. A cozinha de Helena Accioly (baixo) e Ana de Ferreira (bateria) só fica atrás se for no palco, já que ditam o ritmo e ajudam a exaltar o peso das composições.

Difícil destacar uma ou outra composição (além das já citadas), afinal temos músicas distintas que transitam entre o Heavy Metal e o Hard Rock, mas que se completam no conjunto final da obra. Portanto, já que se trata de um EP com a introdução mais cinco músicas, o negócio é ouvir o disco inteiro. E que venha o debut.


8,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário