terça-feira, 25 de agosto de 2015

Arkona – "Yav" – 2014 – Shinigami Records (Nacional)

Mais um lançamento que prova que a Shinigami Records não tem restrições nem de cena e nem de estilos. Agora, a gravadora nacional trouxe ao Brasil a banda russa Arkona e seu mais recente lançamento “Yav” (“Явь”, em russo). Liderado por Masha "Scream" (vocalista e fundadora), o grupo talvez seja o maior expoente do Pagan/Folk Metal russo.

Este sétimo trabalho mostra uma banda que consegue manter sua essência, mas que não se prende aos tempos, sendo que aqui adota uma veia mais moderna (não confundir com tendência), sendo que a banda se utiliza de samples e também de momentos mais viajantes como nas faixas Na Strazhe Novyh Let e Serbia, por exemplo. Em meio a andamentos diferenciados e passagens influenciadas pelo Black Metal aparecem os elementos mais atuais, mostrando que a banda não finca um pé em um lugar só.

A essência obscura, maléfica e com mais elementos Folks aparecem também, mas de uma forma mais tímida no disco, mostrando que o peso se mantém em todas as músicas de forma distinta. Isso pode ser notado em Gorod Snov e suas flautas e gaitas iniciais e na soturna e pesada Chado Indigo. Vale mencionar a faixa título também.

As músicas geralmente são longas, deixando na primeira audição uma impressão cansativa, mas logo na segunda audição nota-se que “Yav” é um trabalho que deve ser degustado devagar e é redescoberto a cada ‘repeat’. Masha (que também é tecladista) tem um vocal versátil que vai do limpo ao gutural, chegando até a rasgados que parecem uivos em alguns momentos.

O disco ainda conta com diversas participações, dentre elas de Thomas Väänänen (ex-Thyrfing) e Olli Vänskä (Turisas). Produzido pelo guitarrista Sergei “Lazar” e Marsha, o “Yav” possui uma qualidade acima da média e não tão moderna como os padrões atuais. Quem aprecia o gênero irá amar, já quem não é tão fã deve ouvir, pois é mais que apenas Folk Metal.


8,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário