sexta-feira, 4 de maio de 2018

Folkodia – “Battle of the Milvian Bridge”


(2017 – Importado)

Stygian Crypt Productions

O Folkodia é o que podemos chamar de uma ‘Folk Opera’ que foi criada pelo flautista e vocalista lituano Ruslanas Danisevskis, também conhecido como Metfolvik, falecido em 2013 de câncer. As letras são de Marios Koutsoukos, letrista e arranjador, parceiro de Metfolvik no Folkearth.

Este é o sétimo disco do projeto que traz músicos da Europa e Argentina em um misto bem interessante, focado obviamente no Folk e Viking Metal. Esse disco, que ainda conta com participação de Danieviskis (Metfolvik), foi o único a ser lançado durante uma grande pausa e traz a banda em certa evolução.

O disco é forte e deixa-se influenciar pelo Folk Metal praticado nos países do leste europeu. Isto é, junta muito peso, agressividade, dinamismo a arranjos de flauta, acordeom e violino. O único pormenor são exatamente estes arranjos que aparecem tímidos, mas não em sua execução e sim na produção.

As vocalizações são bem feitas, com duetos limpos e bastante guturais, ainda incluindo passagens líricas femininas de apoio, mostrando uma sonoridade rica e bem incrementada. O disco também conta com fortes bases de guitarras, o que trará interesse aos fãs de Metal extremo, assim como uma cozinha com uma boa pegada.

Participam deste trabalho Michaël Fiori "Saga" (vocal/guitarra/baixo), Hildr Valkyrie (vocal), Dennis Schwachhofer (bateria), Elisabeth Wiesner (violino), Metfolvik (vocal), Gianluca Tamburini (baixo/guitarra), Emily Cooper (soprano), Juan Pablo "Juskko" Churruarin (acordeon), Anaïs Chevallier (vocal).

Preste atenção nas faixas Battle of the Milvian Bridge, Battle of Salamis (belo solo de guitarra e um violino intenso), Falcons over Svevia, Hussar Angels e Pytheas in Thule, para se ter uma ideia da riqueza das composições do trabalho. Dinâmico e prazeroso de ouvir, sem ser engraçadinho.


8,0

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário