quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Auri – “Auri”


(2018 – Nacional)

Nuclear Blast / Shinigami Records

Tuomas Holopainen é incansável e todo mundo sabe disso. Além de segurar as rédeas do Nightwish como compositor, pianista e tecladista, o músico finlandês toca diversos projetos paralelos dedicados aos mais diversos estilos. Agora, em parceria com Johanna Kurkela, sua esposa, ele lança esse projeto intitulado Auri.

Apesar da distância da música aqui contida à de sua banda principal, a sensação é que os fãs irão se identificar, pois parece que Tuomas conseguiu criar uma identidade e isso aparece em tudo que ele toca.

O Folk Metal encontrado no trabalho se alia ao Ambient Music e possui até elementos sinfônicos, já que o foco aqui não são somente os tradicionais instrumentos acústicos, tendo piano e os teclados de Tuomas como a cama principal, ainda elementos de viola da própria Johanna e o multi-instrumentista Troy Donockley (também do Nightwish) em flautas, gaitas, guitarra e teclados.

O resultado é uma música que soa relaxante, mas que de início não se digere fácil, até porque somos fãs de Metal. Porém, ao compreendê-la, sentimos que em certos momentos soa muito necessária e também se assemelha a trilhas sonoras de filmes épicos, nos momentos mais brandos (dos filmes).

Johanna possui uma belíssima voz, suave e a encaixa bem nas composições, contando em alguns momentos com apoio de Tuomas. O Auri pode passar apenas como mais um projeto do ‘cara’ do Nightwish, mas negar a qualidade das músicas contida neste disco autointitulado é um erro.


8,0

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário