sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Killing Yourself: Gus Monsanto (Human Fortress, ex-Revolution Renaissance, Adagio, etc)



Gustavo Monsanto, mais conhecido como Gus Monsanto, é um vocalista brasileiro de renome internacional. Com uma carreira reconhecida no exterior, o cantor que já gravou com diversas bandas estrangeiras, tendo aval nada mais nada menos que de Timo Tolkki (ex-Stratovarius), um dos músicos mais influentes do Power Metal mundial. Mundo aliás, onde vocalista fluminense percorre cada vez mais, deixando sua marca por onde grava e canta. Este é o nosso convidado da vez!

Astra


“Astra” – Astra (2004): Passei quase dois anos trabalhando neste álbum, composto por mim e por um guitarrista de São Paulo. Foi um parto muito complicado, mas ainda acho um bom disco de Hard Rock e representa bem o que eu fazia na época. O baterista da banda era o querido Adriano Daga, que hoje em dia lidera a banda Malta e é um renomado produtor de discos.



“Dominate” – Adagio (2006): Foi meu primeiro CD lançado mundialmente e tenho muito orgulho dele. Até hoje, é um dos meus trabalhos mais comentados e na minha vida foi um divisor de águas, pela primeira vez pude trabalhar com uma banda mais profissional e exigente, o que me fez crescer como cantor, músico, etc. A única coisa que eu teria feito na minha jornada com o Adagio diferentemente teria sido terminar os vocais do "Archangels in Black", disco seguinte da banda, pois fiz toda a pré-produção dele e acho o meu trabalho nestas demos ainda mais legal do que o "Dominate" e não será ouvido.

         
Lightseekers 


“Flying Free” – Lightseekers (2009): Fui contratado como vocalista para fazer este trabalho, mas acabei reescrevendo/rearranjando parte dele. A banda tinha músicas de 7 minutos que acabaram com 4 e meio. Usei muito do lado produtor neste disco, que tinha algumas boas letras e canções, bem Hard Rock.







             

       
Revolution Renaissance 


“Age of Aquarius” - Revolution Renaissance (2009): Grande orgulho deste trabalho. O Bruno Agra e eu trabalhamos duro neste álbum. Eu nas letras, muita coisa pessoal e ele nas orquestrações. Passei um dezembro gravando esse álbum em Helsinki, na Finlândia, e sinto o frio e principalmente a escuridão nas músicas do disco. 







“Trinity” – Revolution Renaissance (2010): O disco podia ter sido muito mais legal se tivesse sido mais polido e se não tivesse tanto volume nos solos de guitarra, além de termos aproveitado melhor os teclados do Bob Katsionis, do Firewind, que trabalhou conosco neste disco. Mas, "Falling to Rise", "Marching with the fools" e "Trinity" são músicas maravilhosas, que encerraram esta etapa da minha caminhada com Timo Tolkki.








“The Absinthe Episodes” – Aria Inferno (2012): Um dos vários trabalhos para os quais fui convidado devido ao que fiz com o Adagio. Esta é uma banda espanhola com um direcionamento parecido, dentro desse Metal progressivo e sombrio. A grande curiosidade é que quando não pude fazer a tour com os caras, eles contrataram Ronnie Romero para o meu lugar. Ronnie hoje em dia é o cantor do Rainbow. Nada mal!









“Perspectives” - Lord of Mushrooms (2012): Um dos discos mais interessantes que já gravei. Foram 15 dias só de gravações de vocais, certamente o processo mais longo com o qual já estive envolvido e talvez o mais criativo. Recomendo fortemente, pude tirar vários coelhos da cartola em termos de performance vocal e direcionamentos diferentes, usando dobras e texturas bem diferentes. Gravei em Mônaco, com dois franceses e dois italianos. O disco foi mixado pelo Richard Chycki que trabalha com Dream Theater, Rush, Aerosmith e Foo Fighters, entre outros. O guitarrista é filho da Patricia Panton, que foi diretora da Opera de Monte Carlo durante mais de 20 anos e foi minha ‘vocal coach’ durante a gravação do CD.

Symbolica


“Precession” – Symbolica (2012): Uma banda do sul do Brasil que talvez seja um dos discos mais pesados que eu já fiz. Espero poder gravar outro disco com os caras, porque este "Precession" é incrível, bem produzido e os caras são muito legais. Fizemos vários vídeos e um cover do Queen, Ïnnuendo que ficou muito legal. 









Code of Silence


“Dark Skies Over Babylon” – Code Of Silence (2013): Fui convidado pelo meu amigo Paul Logue, do Eden`s Curse, a fazer parte deste trabalho. O disco é muito bom, fui para a Escócia trabalhar com eles e a banda tinha um guitarrista jovem e genial chamado Ben Randall.











“Raided Land” – Human Fortress (2013): Canto com essa banda alemã desde 2012 e se tornaram bons amigos. Este foi meu primeiro trabalho com eles e gravei os vocais com o produtor Michael Bormann, que é um baita vocalista e um cara muito legal. "Dark Knight" talvez seja um dos melhores vocais que eu já gravei na minha carreira, Metal total.







“Being Between Sky and Earth” – Skyeart – EP – (2015): Esse disco, se não me engano, não chegou a ser lançado oficialmente. Fui contratado para fazer os vocais e a banda é do interior de Minas. Creio que não tenham feito mais nada depois do EP, o que é uma pena, pois havia potencial.









“Thieves of the Night” – Human Fortress (2016): Acho que gosto mais deste disco do que do primeiro. Ele foi produzido pelo Seeb Levermann, do Orden Ogan, que é uma baita banda de Metal alemã e foi demais trabalhar com ele. Gravamos todos os vocais em quatro dias somente, porém, talvez tenha sido o disco que eu tenha gravado mais preparado em toda a minha vida. A pré-produção foi super bem feita. Estamos no meio da produção do novo disco da banda, feita pelo Tommy Newton, que produziu Helloween, UFO e outros gigantes do Rock. Estou ansioso pelo resultado dele!







“Resurgence” – Burnt City – EP – (2017): Burnt City é o projeto de um guitarrista australiano chamado Aydin Zahedi, bastante calcado no Metal progressivo. Este EP não foi lançado fisicamente e é uma pena, pois contou com um timaço, músicos do Symphony X, Nile e Firewind.







https://www.facebook.com/gusmonsanto1/

Nenhum comentário:

Postar um comentário