segunda-feira, 3 de junho de 2019

Oldlandas – “Source of Eternal Darkness”


(2019 – Nacional)

Sangue Frio Produções

O Oldlands agradou muita gente com o ótimo single “Prayers For Nothing” (2017) mostrando um Black Metal focado nas raízes noventistas do estilo, resgatando uma fórmula que tem sido deixada de lado. Aliás, a faixa virou abertura deste debut e encaminha uma saga de música negra de qualidade dividida em oito composições, sendo sete próprias.

Pra quem não conhece, o Oldlands é uma ‘one-man-band’ comandada pelo multi-instrumentista Vox Morbidus (Evilusions, Mortuo, Sadsy, Waking for Darkness, Warmony, Duress Soulles), que tem conhecimento de causa e consegue destilar composições bem intimistas.

O Black Metal apresentado não atinge o nível mais extremado e odioso como se imagina, pois é dotado de arranjos fúnebres e melodias eufóricas, além de variar no andamento. Fato é que as linhas de guitarras ríspidas, os vocais inteligíveis e extremamente rasgados trazem a sonoridade pro seu lugar certo.

Além do clima gélido e raivoso imposto por sua música, o Oldlands pode gerar diversos sentimentos no ouvinte. Há momentos de fúria, de pura raiva, outros mais sombrios e climas até melancólicos, uma gama de emoções que o ouvinte de coração mais fraco pode não suportar.

A produção também buscou soar de acordo com a proposta ríspida e nos remete aos clássicos do estilo, com timbragens agudas e mais abafadas, porém totalmente audíveis. A cereja do bolo é um tributo à banda Escaravelho do Diabo, do qual o Oldlands fecha o trabalho com uma ótima versão para Metal Maldito. Um álbum que sacia a sede de quem procura um Black Metal sem tanta pompa.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário