quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Bang – “The Best of Bang”


(2018 – Nacional)

Hellion Records

O Bang é uma banda com certa obscuridade nos anos 70, o que não sobrepõe sua qualidade. Afinal, nem sempre é o talento que se transforma em sucesso. No entanto, o grupo deixou alguns registros neste período: "Mother / Bow to the King" (1972), "Bang" (1972) e "Music" (1973).

E é dessa fase que esta coletânea extrai o melhor do grupo, que voltou à ativa nos anos 2000 e lançou mais dois trabalhos: "RTZ - Return to Zero" (2000) e "The Maze" (2004), ambos lançados também pela Hellion Records por aqui. Agora, esta versão lançada lá fora pela Ripple Music, ganha sua edição pela mesma Hellion no Brasil.

Sem dúvidas por se tratar de um “best of” estamos diante de uma obra e tanto. E pra começar, o grupo foi considerado o “Black Sabbath norte-americano” por alguns especialistas, o que de fato tem sentido, mas soa exagerado. E não por demérito, pois o Bang é uma banda e tanto.

Os motivos talvez se justifiquem pelo fato de o grupo da Filadélfia ser ainda mais abrangente que os criadores do Heavy Metal. E, além do tradicional Hard Rock setentista proposto pelo na época trio flerte com diversos estilos que vão do Folk, passando pelo Progressivo e até Funk (em doses mais leves).

Fato é que “The Best of Bang” é um disco composto por dezoito canções onde a cada audição se descobre mais detalhes. No entanto, nada é digerível de primeira, mas quando pega, o negócio fica viciante. Tudo embalado numa digipack que no seu interior tem um texto (em inglês) que conta a história da banda resumidamente e algumas fotos raras.


8,5

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário