sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Manger Cadavre? / No Rest / Vasen Käsi / Warkrust – “Inflamar”


(2019 – 4 Way Split – Nacional)

Xaninho Discos / Crust or Die / Electric Funeral / Vertigem Discos / Helena Discos / Poeria Maldita / Brado Distro / Terceiro Mundo Chaos Discos / Underground Storm Records

“Inflamar” traz quatro bandas que apostam em sonoridades quem contêm alguns elementos em comum, mas soam totalmente diferentes umas das outras. Quer coisa mais legal que isso? E tem agressividade e brutalidade a lhe dar com o pau aqui, de tirar o fôlego.

O Manger Cadavre? abre o trabalho com seu habitual Hardcore com um pé no Crust. Curiosamente as duas faixas apresentadas se chamam Incendiar e Amazônia, uma coincidência triste, que o ódio só pode ser descarregado na sonoridade insana que a banda impões nas duas composições.

O No Rest é mais caótico e traz uma aura melancólica e obscura em sua música. Mas descarte andamentos cadenciados ou marasmo, o negócio é bruto também e o Crust come solto. Mais duas faixas, abordando um tema de liberdade feminina e a realidade que é o fascismo hoje em dia, são destiladas.

O Vasen Käsi consegue acentuar a agressividade que fora apresentada nas faixas anteriores. Sua sonoridade é mais ríspida e focada no Punk/Crust escandinavo, às vezes pendendo até para o Metal extremo em si. O quinteto paulista é o único que opta por cantar em inglês.

Quem fecha a parada é a banda Warkrust. O grupo investe na tradicional trinca Punk/HC/Crust e nos leva para ritmos mais ‘pogantes’. A levada do grupo é menos intensa, porém não menos agressiva, e bebe na fonte do Hardcore tradicional. Críticas à sociedade e suas contradições são o foco central dos temas das letras.

Por fim, o leitor pôde perceber que as vozes femininas são dominantes no disco. Afinal, a proposta é essa, o combate ao fascismo, às desigualdades e a luta constante pelos direitos das minorias. Tudo em forma de som pesado e agressivo, afinal, voz mansa é mais fácil de ser calada.


8,5

Vitor Franceschini




Nenhum comentário:

Postar um comentário