quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Turilli / Lione Rhapsody – “Zero Gravity (Rebirth and Evolution)”


(2019 – Nacional)

Nuclear Blast / Shinigami Records

Mais uma ramificação vinda dos italianos do então, nos primórdios, Rhapsody. Neste caso, a banda traz membros clássicos como Fabio Lione (vocal) e Luca Turilli (guitarra/teclado), além dos já conhecidos dos fãs Dominique Leurquin (guitarra) e Alex Holzwarth (bateria). Completa o time o baixista Patrice Guers.

A princípio “Zero Gravity (Rebirth and Evolution)” pode parecer um disco previsível, e de fato, superficialmente o é. O Power Metal sinfônico aguardado por todos que associaram o nome da banda a isso se faz presente. Porém, em audições mais atentas nota-se muitos elementos que fogem ao comum do estilo.

O primeiro deles é o clima denso do trabalho, com orquestrações mais soturnas e menos ‘pomposas’. O lado feliz, tão comum no Power Metal, aqui dá espaço a algo mais profundo e sério, o que é um grande mérito de Turilli, que tomou conta desta parte. E claro que isso reflete nas letras, que saem totalmente do padrão ‘espada/dragão’ para abordar um lado mais espiritual.

Sem contar que, talvez esse seja o trabalho mais pesado no quesito cordas de algo associado ao Rhapsody. Os timbres e produção mais modernos colaboraram muito com isso, enquanto uma cozinha vibrante toma conta da sessão rítmica. Lione dispensa comentários, amadurecendo e soando cada vez mais versátil.

“Zero Gravity (Rebirth and Evolution)” é um disco que alterna momentos mais acessíveis e outros mais complexos, leia-se partes Metal e outras bem operísticas. O trabalho ainda traz participações especiais, com destaque para as de Elize Ryd (Amaranthe), que faz um belo duelo com Lione em D.N.A. (Demon and Angel) e de Sascha Paeth, que toca baixo em Oceano (cover de Josh Groban).


8,5

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário