terça-feira, 21 de julho de 2020

Demons & Wizards – “III”


(2020 – Nacional)

Hellion Records

Foram quinze anos de espera, desde o segundo trabalho “Touched by the Crimson King” (2005), para que o projeto formado por Hansi Küsrch (vocal, Blind Guardian) e Jon Schaffer (guitarra, Iced Earth) soltasse este terceiro disco. A notícia boa é que a ‘banda’ manteve intacta suas características.

A notícia ruim... não existe. Estamos diante de um trabalho que cumpre com o prometido, porém não surpreende. Mas isso não quer dizer que “III” é um disco que não tenha novos elementos. Há suas características e obviamente uma evolução natural da dupla, principalmente de Schaffer.

Afinal, o guitarrista, que é um riffmaster cheio de identidade, aqui soa mais abrangente. Sua mão direita continua certeira, mas Schaffer adota mais fraseados, dedilhados e se arrisca por um timbre diferente, porém não menos pesado que o habitual. Quanto a Hansi, o cara parece vinho e fica cada vez melhor, encaixando suas linhas com perfeição, seu timbre bem característico e aqui ainda ousa em variar.

A veia épica aqui aparece mais intensa, com composições mais longas, vide as ótimas Diabolic (que abre o disco e é a que mais remete ao primeiro álbum, não por acaso) e Timeless Spirit, que segue aquela veia acústica que a banda adota – aqui até em outras composições e com mais intensidade.

Em contrapartida há faixas mais diretas e são essas que soam mais genéricas. Não que sejam ruins, mas demora para que você preste atenção em músicas como Final Warning e New Dawn, por exemplo. Invincible, nos seus pouco mais de quatro minutos e melodia diferenciada é mais um destaque, assim como (outra com arranjos acústicos) a derradeira Children Of Cain.

“III” é um trabalho legítimo do Demons & Wizards, utilizando-se da mesma fórmula de seus discos anteriores e ainda ganhando uma roupagem atual, na medida certa, sem cair nas armadilhas das modernices. A versão nacional ainda conta com duas versões demos como bônus, uma bela embalagem digipak, além de um belo mini-poster.


8,5

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário