quinta-feira, 16 de julho de 2020

Despised Icon – “Purgatory”


(2019 – Nacional)

Nuclear Blast / Shinigami Records

O Deathcore é subgênero mal compreendido. Afinal de contas, o Metalcore foi quem se popularizou, assim diríamos, com alguns elementos suspeitos (não em todas as bandas) que flertam bastante com o pop adolescente. O Deathcore veio na onda, mas é algo muito mais extremo e inacessível.

Um bom exemplo disso são estes canadenses. Os caras estão na ativa há quase vinte anos, ou seja, uma época em que mal se definia a mescla Metal e Core, muito menos Death e Core. No entanto, estando um passo à frente, a banda moldou sua sonoridade com o tempo e hoje chega ao seu sexto disco de estúdio.

O sexteto de Montreal dispara uma massa sonora brutal, com quebradas e ritmos variados que resultam em algo muito pesado. As guitarras soltam riffs maciços e intrincados, equanto a cozinha é muito densa e possui uma bateria que explora muito os bumbos duplos, mesmo em momentos mais ‘groovados’.

Em vários momentos o Despised Icon soa totalmente Death Metal e em outros chega a flertar com o Grindcore, com direito até a vocalizações ‘pig squeals’. Falando em vocais, a banda se utiliza de duas vozes que se revezam entre um mais gritado e outro gutural puro e isso dá mais dinâmica às composições.

A produção é cristalina, como as bandas do estilo costumam adotar, mas o Despised Icon prefere algo mais orgânico. Há altos e médios no repertório, onde faixas como Purgatory, Light Speed (puro Deathgrind), Snake in the Grass, Moving On (bem variada) e a derradeira e mais melodiosa Dead Weight são os destaques.


8,5

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário