(2017 – Nacional)
Vacula Productions / Nyarlathotep Records
“Factor Obscurus” é apenas o segundo ‘full-lenght’ da Dark Paramount. Mesmo a banda estando na estrada há quase 30 anos, algumas hibernações em sua carreira fizeram com que o intervalo entre o primeiro disco, “Reverence” (2002), e este trabalho foi de quinze anos. Mesmo assim, a banda hoje já possui quatro álbuns oficiais e mais de uma dezena de trabalhos se contarmos todos os formatos.
Nome importante do underground e um dos principais do Black Metal nacional, é ouvindo o som da banda que você vai conseguir constatar este status. Afinal, temos aqui um quarteto que sabe onde pisa e consegue cumprir com sua proposta magistralmente, com um som para os reais.
Trilhando um caminho mais sombrio do Black Metal, a sonoridade deste disco soa genuinamente brasileira. E isso não é estereótipo, muito pelo contrário. Afinal, foi exatamente aqui que moldamos o estilo a nossa forma e tornarmos algo muito autêntico mundo afora.
O Dark Paramount destila sua música na base de riffs constantes, com os timbres típicos, sendo que a cozinha prima mais por linhas de baixo pulsantes e bateria cadenciada. É como se fosse um culto negro, com a trilha sonora necessária e vocais versáteis, ora rasgados, ora guturais e até limpos em certos momentos.
Sabendo usar teclados, os colocando como um complemento, não uma adição, a banda também tem seus momentos brutais, quando a velocidade emana e sua música pende para um lado mais caótico. Fato é que “Factor Obscurus” é um disco sem meias voltas, que dignifica o legado da banda.
https://www.facebook.com/darkparamount/
8,5
Vitor Franceschini
Excelente resenha!! E parabéns pelo seu trabalho e salve o mental negro nacional!!
ResponderExcluir