terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Tuatha de Danann – “In Nomine Éireann”

(2020 – Nacional)

 

Heavy Metal Rock

 


O Tuatha de Danann é uma das melhores bandas de Folk Metal no cenário mundial, e deveria ser uma das principais, se não o for. Não porque a banda é brasileira, porque os integrantes são gente boa e nem nada. O que eles produziram durante 26 anos de carreira está aí para provar isso.

 

Pois bem. A banda sempre aderiu diversos elementos que abrangem todo o estilo, com um foco pendendo mais para o lado do Folk irlandês. Nada anormal, afinal, seus integrantes, em especial Bruno Maia (vocal/guitarra/flauta, etc), são apaixonados pela cultura hibérnica.

 

Eis que, depois de muito tempo, a banda resolve mergulhar de vez na música de lá e apresenta seu sexto álbum, “In Nomine Éireann”, que significa, em uma tradução livre, “Em nome da Irlanda”. Para isso, o Tuatha ousou em mesclar temas tradicionais com sons de sua própria autoria. E mais, tanto na essência de algumas composições, como em faixas paralelas.

 

O Tuatha teve uma competência imensa ao fazer isso e transformar o repertório de “In Nomine Éireann” em uma unidade intensa de boa música, ótimos arranjos e uma dinâmica que nos transporta para as terras gaélicas. O disco parece complicado de início, mas basta uma segunda audição pra entrar de vez na proposta.

 

Não é o trabalho que mais contém peso na carreira da banda. Porém, isso só será perceptível pelo ouvinte mais vidrado em densidade. Afinal, as passagens acústicas, as flautas, gaitas, gaitas de fole e violinos transmitem um sentimento tão forte, que isso passa despercebido. O banjo de Bruno aparece intensamente, dando um direcionamento forte à proposta.

 

Há uma riqueza tão grande no novo trabalho, que as participações especiais de Daísa Munhoz (Vandroya, Soulspell), Keith Fay (Cruachan), Folkmooney nas linhas vocais, soam como se fossem do time e não apenas uma colaboração. Lembrando que o disco também traz instrumentistas como convidados, revelando o trabalho intenso que foi gerado ao produzir o álbum. Uma produção que valeu à pena e que mantém o alto nível da banda. Ouça muito, pois o disco pede e vale à pena!

 

http://www.tuathadedanann.art.br/

https://www.facebook.com/Tuathadedanannofficial/

 

9,0

 

Vitor Franceschini

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário