terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Oranssi Pazuzu – “Mestarin kynsi”

(2020 – Nacional)

 

Nuclear Blast / Shinigami Records

 


Não precisamos, principalmente este veículo sendo um site especializado e seus leitores amantes da música pesada, dizer que a Finlândia é um dos principais expoentes do Metal no mundo. Além de prolífico no estilo, o país escandinavo tem como principal característica ser abrangente dentro do próprio Metal.

 

O Oranssi Pazuzu é mais uma grande prova disso. O quinteto de Tampere surpreende com sua música, trazendo um Black Metal cheio de peculiaridades e um som um tanto que indigesto de início, mas que pode ser compreendido depois de algumas várias audições.

 

O leitor deve estar esperando algo que soe como um autêntico Metal negro, mas pode tirar o cavalo da chuva. O foco é o estilo, mas Jun-His (vocal/guitarra), Ikon (guitarra), Ontto (baixo), Korjak (bateria) e Evil (teclado/sintetizadores) investem e muito em linhas psicodélicas, Space Rock e naturalmente o Progressivo.

 

No final das contas, temos em meio a guitarras ríspidas e um baixo empoeirado, além de bateria bem orgânica, um emaranhado de elementos, alguns até dissonantes, calcados pelos sintetizadores. As linhas vocais são as únicas que mantém-se no Black Metal, com linhas rasgadas bem insanas.

 

De início, a grande maioria não vai captar a proposta, mas com o tempo e mais atenção, nota-se que se trata de uma sonoridade atípica, com levadas e tempos repetitivos, que tem a real intenção de hipnotizar o ouvinte. Complexo, mas depois de compreendido, vai conquistar os fãs de música, digamos assim, totalmente fora dos padrões.

 

https://oranssipazuzu.com/

https://www.facebook.com/oranssipazuzuband/

 

8,0

 

Vitor Franceschini

 







Um comentário:

  1. Como vi o disco em listas de melhores do ano passado, fui ouvir no youtube, e pelo menos na primeira audição, achei bem indigesto mesmo!

    ResponderExcluir