segunda-feira, 12 de abril de 2021

Cadaver – “Edder & Bile”

(2020 – Nacional)

 

Nuclear Blast / Shinigami Records

 


Talvez pela potência em que o país se tornou pela qualidade e polêmica do seu Black Metal, a Noruega nunca foi tão prolífica dentro do Death Metal. Ao menos não como deveria e tal fato parece ofuscar o subgênero, que tem seus grandes representantes por lá, sendo um deles o Cadaver.

 

Sendo bem oscilante em sua carreira, tendo dois hiatos, “Edder & Bile” é apenas o quarto álbum cheio da banda em mais de trinta anos de estrada, que hoje conta apenas com um de seus fundadores em sua formação, Neddo (Anders Odden), aqui responsável pelo vocal, guitarra e baixo. Ao seu lado, no novo disco, está nada mais nada menos que Dirk Verbeuren (Megadeth, Aborted, ex-Soilwork, entre muitas outras bandas e projetos).

 

Mesmo com essa inconstância, a sonoridade da banda continua característica. É como se aquele Death Metal mais agudo, ríspido, até com resquícios do próprio Black Metal, que a banda emoldurou nos anos 90, ganhasse uma roupagem nova, devido a excelente produção sonora, que ficou a cargo do próprio Cadaver e do brasileiro Adair Daufembach (Hangar, Kiko Loureiro, Project46).

 

A rifferama que aparece nas composições parece um descarrego, trazendo as mais diversas inspirações. Intrincadas, ganham em melodias, e servem como fortes bases. Os solos esporádicos ficaram por conta de Thor Anders Myhren (Myrkskog, ex-Zyklon) e do próprio Adair.

 

Claro que o trabalho de Dirk é irrepreensível, com uma pegada e velocidade intensa, mostrando uma precisão absurda. Voltando às participações especiais, “Edder & Bile” ainda traz a participação de Kam Lee (Massacre, ex-Bone Gnawer, etc) e do mestre Jeff Becerra (Possessed).

 

https://www.facebook.com/cadavertheband/

 

8,5

 

Vitor Franceschini

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário