quinta-feira, 15 de abril de 2021

Korpiklaani – “Jylhä”

(2021 – Nacional)

 

Nuclear Blast / Shinigami Records

 


Atingindo a maioridade desde que lançou seu primeiro disco sob a atual alcunha, o Korpiklaani chega ao seu décimo primeiro álbum como um dos principais nomes do Folk Metal mundial. E mais, é uma das bandas que mais consolidaram sua sonoridade e têm uma identidade própria.

 

Neste tempo, a banda também ganhou muitas torcidas de nariz, devido sua música equilibrar muito bem o Metal com os elementos Folk, que trazem influências desde a música tradicional de seu país, a Finlândia, até outros elementos como Flamenco, Polka, Celta, entre outros, e possuir um lado, digamos, mais ‘dançante’ e menos sombrio.

 

Porém, é aí que está o erro. Afinal de contas, o Korpiklaani pode soar enérgico e pra cima, mas além de sua música carregar a agressividade típica do Metal, também é riquíssima em detalhes e muitas vezes contrasta com alguns momentos mais ‘sóbrios’, o que deve ser muito levado a sério.

 

“Jylhä” é um grande exemplo disso. O Folk Metal alegre e festeiro da banda está garantido em algumas composições, mas ganha alguns momentos mais sérios e focados, em composições mais introspectivas, o que dá um bom contraste com as faixas ‘tradicionais’, mas sem perder a essência.

 

Precisamos destacar o grande trabalho de guitarras de Cane, que traz bases sólidas, timbres bem escolhidos e com um bom preenchimento, fazendo com que o Metal impere no disco. Mas, não podemos deixar de destacar as excelentes linhas de violino e acordeom, que chegam a beirar a perfeição no trabalho. É só prestar atenção nas faixas Niemi e Leväluhta, esta última uma das melhores canções do disco e da banda em todos os tempos.

 

Jonne Järvelä mostra uma versatilidade enorme no trabalho, colocando sua voz em vários formatos de acordo com cada canção, mostrando uma de suas melhores performances na banda. Ainda pode-se destacar faixas como Tuuleton, Sanaton maa, Pohja e Juuret. Deve ser conferido com o maior intuito de adquirir riqueza musical e se divertir.

 

https://korpiklaani.com/

https://www.facebook.com/korpiklaani/

 

9,0

 

Vitor Franceschini

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário