sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Iron Maiden – “Senjutsu”

(2021 – Nacional)

 

Warner

 


São mais de 40 anos de banda e 17 álbuns de estúdio lançados. O que ainda o Iron Maiden tem de provar aos fãs e à crítica especializada? Nada. A banda já conseguiu uma enorme base de fãs (alguns xiitas), sucesso, dinheiro e o mais importante, mesmo não agradando alguns: dignidade.

Claramente, a banda não irá e nem está preocupada em forjar novos clássicos. É ruim? Não. Indica que os integrantes (o Steve em especial) tem todo o controle sobre os rumos (novos ou não), que a banda pretende alcançar. Qualquer produtor, que estiver nos créditos dos álbuns, não passa de um mero espectador. Isso ficou bem claro em “Senjutsu”.

Analisar musicalmente o trabalho passa pela total liberdade, que colocaram nas faixas. É Iron, mas com algumas “novidades” como, por exemplo, elementos de Southern em The Writing Of The Wall. Continuam as composições épicas com toda a “roupagem” característica da banda. No entanto, o que chama a atenção são as faixas criadas pela parceria entre Smith e Dickinson, que nos conduzem a momento da carreira solo do vocalista.

As composições “imensas” do Steve dariam para fazer um álbum, caso fossem “desmembradas”. No entanto, a opção da banda (leia-se Harris) foi a de incluírem em registro único, fazendo com que o trabalho fosse duplo. Quem realmente acompanha a carreira da banda e entendeu – principalmente – as mudanças, muitas acarretadas pela idade cronológica da banda. O Nicko está com 69 anos. Será que ele aguenta mais uma turnê como o mesmo vigor e sem “truques” ao vivo? Enfim, nota-se que eles se divertiram fazendo o novo álbum.

É um novo clássico? Não. É ruim? Muito pelo contrário! É algo compatível com a evolução da banda e, sinceramente, surpreende em vários aspectos. Ouçam sem a expectativa de ouvir os clássicos. É um disco honesto de uma banda que tem muito ainda a oferecer.

O interessante é ler e/ou ouvir críticas pesadas de pessoas, que de alguma forma “faturam” com este fenômeno de mais de 40 anos! “Trocentas” mil bandas que ou copiam na cara dura a “fórmula” de composição, ou despertam vergonha alheia em bandas tributos. O problema não é ser banda cover/tributo. Mas se acha que faz melhor, compre um avião e excursione pelo mundo.

 

https://www.ironmaiden.com/

https://www.facebook.com/ironmaiden


10

 

Adalberto Belgamo

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário