terça-feira, 19 de outubro de 2021

Sem Textão: Subcelebridades no Metal

Por Vitor Franceschini

 


Não quero julgar nada e nem especificar nomes, jamais, aliás. Mas vivemos em tempos que a autoexposição é corriqueira e tem a esmo por aí, obviamente devido à internet suas plataformas e redes sociais. Logo, como consequência o surgimento de subcelebridades se escancara e comportamentos estranhos, no mínimo suspeitos, vêm junto.

Tudo isso se inicia nas famosas bolhas que se criam no mundo virtual, muito mais intransponíveis que as vivências reais. Logo, temos jornalistas (‘influencers’), bandas e artistas, que, devido ao sucesso repentino e milhares de seguidores, se sentem vislumbrados e perdem um pouco da noção da realidade.

E por que estamos falando disso? Porque esse comportamento, naturalmente lida com ego. Ego e/ou falta de humildade pode ser perigoso em qualquer situação e, obviamente, quando não enxergamos a realidade, a ficha pode cair tarde e a desilusão ser ainda maior. Quanto se trata de música, nem se fala. Aí, vira caso de saúde pública, pois vem surtos, depressões e outros casos.

Além disso, a autoconfiança não pode ser confundida com a soberba. Pode-se confiar no próprio taco e manter a humildade. Caso contrário, o público, que não é nada bobo, irá perceber e boicotar naturalmente um artista que falte com tal e dê o passo maior que as pernas. E não está escrito o tanto de casos de alguém que perdeu a humildade antes mesmo de fazer sucesso. Esses dias mesmo, me deparei com um ‘podcast’ onde um integrante de banda comentava sobre suas exigências de camarim, sendo que eu (que trabalho no meio) mal sabia quem era a tal pessoa, e não só por isso, os comentários na ‘live’ me levava a tal conclusão: era pedir muito, sim. Só pra citar um exemplo.

Então, só um recado. Não se iluda com seus números de seguidores, com todas as cinco pessoas que te elogiam diariamente e muito menos com seu talento. Isso não é uma crítica, é um alerta. Reflita, e saiba que suas chances de dar errado sempre são maiores que o sucesso, além do mais, caso você se mantenha intacto, com sua verdadeira personalidade, o mais normal possível, sua frustração será menor. Se subcelebridade fosse bom, seria celebridade. Mais humildade, por favor.

 

Vitor Franceschini é editor do ARTE METAL, jornalista graduado, palmeirense e headbanger que ama música em geral, principalmente a boa. Detesta ser reconhecido na rua.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário