quinta-feira, 27 de março de 2008

TERROR FETUS extremidade piauiense


Que o cenário metálico nordestino cresce a cada dia todo mundo já sabe. Nos últimos anos a região mais bela do Brasil tem nos presenteado com ótimas bandas dos mais diversos estilos dentro do heavy metal nacional. E é do nordeste, mais precisamente de Teresina no estado do Piauí, que surgiu a banda Terror Fetus.
Relativamente nova, a banda formada por Ívis Freitas (vocal), Thiago Marden (guitarra), Maurício Barros (Bateria) e Eufrásio Alves (Baixo), já teve mudanças na formação e logo que se firmou lançou sua primeira demo em janeiro deste ano. Intitulada "Sádico Holocausto", a demo nos traz um thrash/death metal brutal, nervoso e insano, e com aquela veia do metal nacional dos anos 80.
Confira nas linhas abaixao, uma pequena entrevista que fizemos via e-mail, com o baixista Eufrásio Alves, que nos conta mais sobre a banda e a divulgação da demo.


VHBLOG- A banda Terror Fetus surgiu em 2005, sendo relativamente nova na cena metálica nacional. Fale-nos um pouco sobre a trajetória de seus integrantes no cenário metálico.
EUFRÁSIO- Coemçamos nossas atividades em 2005, quando o vocalista Ívis Freitas deixou a banda Hidrah juntamente com o guitarrista Thiago Marden. Depois eles montaram o Terror Fetus, que inicialmente chamava-se Havoc. A banda começou a ensaiar em agosto de 2005 com Jairo Anderson na bateria e Gualter no baixo. Eu entrei na banda no meio de setembro juntamente com nosso segundo guitarrista Rafael Borges. Essa formação durou até a metade de 2006, quando Jairo deixou a banda e logo depois Rafael também saiu.
Recentemente tivemos outra mudança de formação, Edivan Carvalho saiu em fevereiro de 2008 e já estamos ensaiando com nosso novo baterista.
VHBLOG- Vocês são do Piauí, ou seja, um estado que tem uma cena metálica, até certo ponto, desconhecida. Fale-nos a cena da região.
EUFRÁSIO- A cena daqui é desconhecida, concordo com você, mas não por completo. Aqui temos excelentes bandas, de thrash/heavy/death/gótico e vários outros estilos. Bandas de até 25 anos de estrada, ótimos festivais. Nada que se compare aos festivais do sudeste, mas temos bons festivais. Ainda não temos um grande público na nossa região. Alguns organizadores e bandas estão em uma intensa luta para o reconhecimento do metal no Piauí.
VHBLOG- O nordeste vem sendo atualmente a região que mais cresce em termos de heavy metal no Brasil, não devendo mais nada ao eixo- Rio-São Paulo em termos de bandas. À que você acha que se deve este fato?
EUFRÁSIO- Creio que a intensa busca pelo profissionalismo faz com que o nordeste se iguale ao eixo Rio-São Paulo.
VHBLOG- A banda inicialmente tinha outro nome. Como chegaram até o nome Terror Fetus?
EUFRÁSIO- A banda teve por primeiro o nome Havoc. Por motivos de terem algumas bandas com esse mesmo título resolvemos mudar. Tentamos o nome Cérbero, mas logo descobrimos que há este nome em uma banda brasileira. Então vimos uma foto na internet que achamos perfeita, pra não ficar “feto terrorista” veio o nome Terror Fetus.
VHBLOG- Classifico o som do Terror Fetus como thrash/death metal principalmente pelas variações que suas composições têm dentro destes dois subgêneros. A banda foca suas músicas nesses estilos ou estão abertos a outros?
EUFRÁSIO- Nós escutamos muito esses dois estilos, tentamos mesclar ao máximo nesse material, do que para nós são os professores do metal, thrash metal= pai e death metal= filho. Digo que há 80% de thrash e 20% de death metal em nosso som.
VHBLOG- O som do Terror Fetus nos remete diretamente à bandas como Dorsal Atlântica, Sepultura, Vulcano e Chakal, todas da fase do metal oitentista brasileiro. Mas, mesmo tendo composições que nos remete às raízes do thrash/death metal elas também soam atuais. Você concorda com isso?
EUFRÁSIO- Sim concordamos. Nossas maiores influências são Dorsal, Sepultura e Slayer. Algumas partes lembram Dew-Scented e até Morbid Angel. Portanto é uma mistura que está dando certo, e pretendemos fazer isso, mas ainda em uma futura demo.
VHBLOG- Na demo “Sádico Holocausto” a banda foca bastante em suas letras temas como guerras religiosas, massacres e genocídios. O que vocês procuram passar com suas letras?
EUFRÁSIO- O que queremos passar é toda barbárie que o ser humano comete aos seus semelhantes. Falamos sobre genocídio, etnocídio, holocausto religiosos, guerras civis, história do Piauí e guerra pela sobrevivência, demonstrando toda decadência do mundo atual e tentando conscientizar para algumas mudanças. Não defendendo lado A ou B, mas apenas mostrando os prós e os contras de todo sistema.
VHBLOG- A banda opta por cantar em português. Por que compor em português?
EUFRÁSIO- A idéia de compor em português foi discutida de um modo geral por todos os integrantes. Resolvemos mostrar para algumas pessoas que o metal feito em português pode ser excelente, mesmo o mercado da música empurrando ao inglês. Surgiu sim a idéia de gravar em inglês nesta demo, mas resolvemos adiar essa idéia para um próximo material e resolvemos revisar algumas letras. Confesso que tenho um pouco de arrependimento por não ter o nosso som cantado em inglês. Mas temos convicção de que saiu um bom material para os de thrash e death metal.
VHBLOG- Atualmente muitas bandas estão compondo em português, e a maioria delas praticam um metal mais extremo, sendo que bandas de heavy metal/metal melódico preferem compor em inglês. À que você acha que se deve esse fato?
EUFRÁSIO- Na minha opinião é ótimo compor em português. Muito complicado, mas ótimo. Existem bandas que fazem um trabalho maravilhoso. Mas as gravadoras optam quase sempre pelo inglês.
VHBLOG- Muitas bandas dizem preferir compor em inglês devido ao mercado internacional ser mais aberto a bandas que compõe nesse idioma. O que você pode nos falar sobre isso?
EUFRÁSIO- O mercado musical é quase todo em inglês e das bandas que cantam em português são poucas as que têm seu merecido destaque, portanto cante em inglês ou morra.
VHBLOG- Como vem sendo a divulgação e a receptividade da demo “Sádico Holocausto”?
EUFRÁSIO- A divulgação está intensa tanto pelo Orkut quanto pelo Myspace, que são os meios principais para nossa divulgação desde que a demo saiu em janeiro de 2008. Esses últimos meses estão sendo corridos para nós. A receptividade está ótima, muitas pessoas gostando do nosso material no Brasil e fora dele, os comentários são bastante positivos.
VHBLOG- E quanto aos shows? Como está sendo a receptividade?
EUFRÁSIO- Em relação aos shows, alguns organizadores querem nossos shows em suas cidades, mas, por questão de distância, tornam-se impossível. Creio que isso aconteça com diversas bandas. Shows de bandas do nordeste no sudeste e outras regiões tornam-se bastante difíceis por causa dos altos custos de passagem para determinados locais. Espero que isso se resolva para que possamos divulgar nosso material em diversas partes do Brasil, através de bons shows.
VHBLOG- Quais os planos futuros do Terror Fetus?
EUFRÁSIO- Nossos planos futuros são de gravar nossa segunda demo para o próximo ano, desta vez em inglês e tentar agendar um número máximo de shows para uma boa divulgação do nosso material.
VHBLOG- Parabéns pelo grande trabalho e muito sucesso. Espaço aberto para uma mensagem.
EUFRÁSIO- Agradeço mais uma vez a você grande brother e amigo da banda, Vitor Hugo. Agora você faz parte da família Terror Fetus. Agradeço a todas as pessoas que fizeram com que essa demo torna-se realidade. Agradeço aos que tentaram nos atrapalhar e que sem perceber nos deram mais força para que esse cd-demo acontecesse.
http://www.myspace.com/terrorfetus


Vitor Hugo Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário