quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

DESALMADO- El fuego Grindcore


Independentemente de crescer ou não, o Grindcore é um estilo que sempre manteve um público fiél e apoiador no cenário metálico mundial. Representando este, que é um dos mais underground dos estilos, o Desalmado trabalha para divulgar seu mais novo EP "Hereditas". Mostrando uma produção de primeira linha e um som brutal e ao mesmo tempo bem lapidado, a banda, que é formada por Bruno Leandro na guitarra ,Ricardo Nutzmann na bateria, Caio Augusttus nos vocais, Estevam Romera na guitarra e Maria Piti no baixo, é mais uma que busca seu espaço. Entrevistamos o guitarrista Bruno Leandro, que nos contou mais sobre a banda, deu sua opinião sobre o Grindcore e falou do futuro do Desalmado.

Blog Arte Metal: Conte-nos um pouco sobre a trajetória do Desalmado.

Bruno Leandro: O Desalmado começou em 2004, no início o nome da banda era El Fuego. No começo de 2005 lançamos nosso CD Demo homônimo, aonde recebemos diversas críticas positivas. Fomos destaque da seção Garage Demos da Revista Roadie Crew com este CD Demo. Em 2006, ainda com o nome El Fuego nós lançamos nosso primeiro full lenght intitulado "Desalmado". Recebemos ótimas críticas e fizemos shows de divulgação em São Paulo, Grande ABC, interior de São Paulo e no Paraná.
Quando fomos gravar o nosso último trabalho, o "Hereditas", resolvemos mudar o nome da banda, pois era uma nova formação, as letras em português e o nome tem relação direta com a nossa proposta. O "Hereditas" foi muito bem recebido pelos fãs de Grindcore, tanto no Brasil quanto na Europa e América Latina.



Blog: "Hereditas" já é o terceiro trabalho da banda. Como têm sido a divulgação deste material perante aos que o antecederam?
Bruno: Nosso principal veículo de divulgação é a internet, através do nosso Myspace e do nosso site. Sem dúvidas com a ajuda de zines, webzines, revistas e por amigos a divulgação do "Hereditas" foi muito mais abrangente se compararmos com os trabalhos anteriores. É um caminho sem volta, a internet é a grande aliada das bandas independentes!

Blog: Em "Hereditas" além das características próprias da banda, podemos dizer que a banda têm grandes influências de ícones do Grindcore mundial. Que bandas mais influenciam o Desalmado a desenvolver seu próprio som?

Bruno: Cada integrante tem uma influência diferente, mas creio que o Napalm Death e o Terrorizer são as nossas maiores influências. Mas não tem como não citar nomes como Sepultura, Slayer, Asesino, Lock Up, Morbid Angel, Nasum, entre outros nomes.

Blog: Apesar de achar todas as faixas de "Hereditas" excelentes, eu destacaria "Condenados pelo ódio" e "Miséria escravatura" como pontos altos EP. Quais faixas você destacaria do EP?

Bruno: Particularmente eu gosto muito da "Hereditas" e da "Condenados pelo Ódio". Mas o trabalho todo me deixou muito satisfeito, as músicas, a produção e a arte gráfica. Foi uma evolução brutal se compararmos com o nosso CD Demo.

Blog:Como é o processo de composição da banda? Todos compõem juntos ou cada um surge com uma idéia e vocês vão lapidando nos ensaios?
Bruno: Tudo é feito nos ensaios com a participação de todos, exceto as letras que são feitas pelo Caio. O Estevam e eu geralmente fazemos algum riff e vamos trabalhando em cima até chegar a um ponto que a música nos agrade. Não tem uma fórmula específica, mas as músicas surgem nestas jams que fazemos nos ensaios.


Blog: O Grindcore é um estilo que costuma passar mensagens de protesto em suas letras. Fale-nos um pouco sobre as letras do Desalmado e qual a proposta da banda com elas?

Bruno: Nossas letras mostram o lado sujo da sociedade e do ser humano. Sem dúvidas as letras de bandas de Grindcore geralmente trazem mensagens de protesto, é uma característica do estilo. Falamos sobre o que nos incomoda, buscando sempre a coerência no que transmitimos.

Blog: Considero o Grindcore um dos estilos mais fortes, porém mais underground da cena metálcia em geral. Além disso também considero o público Grindcore um dos mais fiéis e apoiadores. Ao que você acha que deve este fato?
Bruno: Creio que seja também uma característica do estilo ser underground. Vai ser difícil você ouvir uma banda de Grindcore comercial, não é interessante que este estilo de som esteja presente no mainstream justamente por colocar o dedo na ferida de muita coisa errada que acontece por aí. A sociedade é hipócrita e, infelizmente, a população em geral é manipulada facilmente. A informação está aí para quem quiser, basta ter um pouco de bom senso e filtrar o que é relevante. Realmente os fãs de Grindcore são extremamente fiéis, pois sabem que não existe ilusão ali. Não buscamos tapar o sol com a peneira, quem está no Grindcore é porque ama o que faz e acredita na sua arte.

Blog: Como têm sido a receptividade nos shows?

Bruno: Muito boa em geral! Destaco os shows que fizemos no interior do estado de São Paulo, como Santo Anastácio e São Roque. Já na capital fizemos um ótimo show no M868, casa que tem aberto espaço para bandas extremas do underground brasileiro. Infelizmente cada vez menos encontramos locais que apóiam a música extrema no Brasil.

Blog: A banda já tem um álbum lançado (Desalmado, 2006), há planos e/ou propostas para um segundo álbum?

Bruno: Sem dúvidas! Já estamos trabalhando no nosso próximo álbum e a idéia é entrar em estúdio no segundo semestre de 2009. Temos cerca de 4 músicas prontas e idéias para outras já sendo desenvolvidas. Não sabemos ainda como será lançado este trabalho, mas estamos preocupados inicialmente em fazer grandes músicas, buscando sempre um resultado melhor do que o apresentado anteriormente. Estamos em contato com pessoas de diversos países e queremos mostrar a nossa música para o maior número de pessoas possível.

Blog:Pode deixar a mensagem da banda.

Bruno: Em nome do Desalmado eu quero agradecer ao Blog Arte Metal e a você Vitor pelo espaço! Temos que valorizar e não deixar morrer espaços como este, aonde podemos expressar as nossas idéias e apresentar o nosso trabalho.
Convido todos a acessarem o www.desalmado.com.br, lá vocês encontrarão todos os nossos trabalhos para download. Caso queiram adquirir material da banda no nosso site tem todos os contatos, ou vocês podem acessar o nosso profile no Myspace: www.myspace.com/desalmado.
Mais uma vez muito obrigado e continuem apoiando as bandas do underground brasileiro!

5 comentários:

  1. Gostei muito da materia!!! Consegui um material dos caras e....MUITO FODA!!! Aconselho todos as escutarem!!!
    Site...Parabens pela materia!
    Desalmado...Voces fazem um som do caralho!

    Nadia

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a banda.....

    conheço desde a época que se chamava "el fuego", e desde ja gosto muito, e agora como "desalmado" veio pra ficar definitivamento como uma banda que representa realmente o cenario underground.

    "Desalmado" é sem dúvida alguma uma das melhores bandas do estilo na atualidade!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótima entrevista e banda!
    O trabalho do Desalmado é muito bom!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. hi everybody


    Just saying hello while I read through the posts


    hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

    ResponderExcluir
  5. Ae, Biro, excelente matéria! Pena que você a fez antes de mim! ahahahaha
    Sucesso pro seu blog, fio, um abraço!

    ResponderExcluir