Atualmente muito se discute sobre os downloads nos principais veículos de informação especializado em música, principalmente rock e heavy metal. Se assim continuar será uma discussão sem fim pois os preços de cds são sim abusivos e por mais que nos últimos anos a distribuição de álbuns nacionais de heavy metal aumentou no país, quem mora no interior dos estados ainda encontra dificuldades de achar o disco que procura. Mesmo tendo as vendas pela internet, a coisa se complica quando se junta preço de cds e taxa de entrega o que ajuda as coisas a ficarem pior ainda.
Os downloads com certeza prejudicam as bandas que muitas vezes não tem a mínima culpa pelos preços altos do cd, e acabam sempre perdendo, pois baixar uma música ilegal pela internet é como roubar o produto de um artista. Mas como tudo tem um lado bom, a internet possibilita uma maior divulgação para bandas independentes que lutam por seu espaço no cenário e no mercado fonográfico, e muitas delas disponibilizam suas demos e até seus álbuns oficiais gratuitamente para serem baixados na internet. Isto é mais um motivo para aqueles que torcem o nariz para o metal nacional apoiar e pelo menos tentar mudar de idéia, pois qualidade é o que não falta e nossa cena só prova que precisamos de pouco para se tornar a maior e melhor do mundo.
Segue aí uma lista com breves resenhas de demos e álbuns de bandas que podem ser baixados legalmente na internet ou até mesmo adquiridos através dos contatos que disponibilizamos de cada uma dessas bandas. Efim, baixe os sons legalmente, compre as demos e álbuns nacionais, vá a shows e apoiem o metal nacional!
Aghorum- “Opus ProPhanus”- Excelente black metal, apesar da banda ser do quente estado do Pará, o som é ríspido e gélido. O som é direto e conta com poucas passagens cadenciadas, mas que não chega nem a contrastar com a brutalidade das composições.
Avoid the Pain- “…About blades and graves”- Totalmente empolgante o som dessa banda mineira. O quarteto de Belo Horizonte executa um melodic death metal cheio de riffs com um pé no thrash. Excelente.
Cremador- “Disturbed by fritz”- Death Metal de primeira linha, bem próximo das bandas old school. A banda acerta em cheio no timbre praticamente grind das guitarras. Som pra deathbanger nenhum botar defeito!
Cristandade em Chamas- “Hail War”- Banda oriunda de Salvador/BA que aposta num black metal cru e simples mas muito bem tocado. O som alia passagens brutais e cadenciadas na dose certa. Para fãs das verdadeiras bandas do black metal nacional.
Contato: death_isane@hotmail.com
Dark Legend- “Sands of Time”- Apesar de não ser a coisa mais original do mundo achei interessante o resultado da mescla de sons que essa banda faz. Os caras misturam um heavy metal épico com metal progressivo, o que faz o som do grupo não se tornar cansativo de forma nenhum.
http://bandasdegaragem.uol.com.br/hotsite/index.php?id_banda=12059
Darkest Seed- “The Seed is Rising”- Trata-se de um negócio profissional mesmo. A produção é de primeiríssima linha tanto que a banda lançou a demo como um EP. O som é um heavy/hard com pegada forte e bem pesado. Corra atrás!
Deep Silence- “Dreary Rememberance”- Doom Metal mórbido e depressivo, esse é som praticado pelos baianos do Deep Silence. O som é arrastado, melancólico e triste, com passagens cantadas em português que torna o som melhor ainda. A cama de teclado ficou excelente, e não tirou o peso dos outros instrumentos de forma alguma, os vocais guturais não é uma exceção. Excelente!
www.myspace.com/deepsilenceband
Desalmado- “Hereditas”- Pra que gosta de desgraceira total indico essa excelente banda de grindcore. Trata-se de um som brutal, porém muito trampado, porrada na orelha mesmo. Apesar do toque particular que a banda possuí, o som segue bastante a linha atual do Ratos de Porão. Ouça!!!
Doomonic- “Exodus 21-24”- Banda bem tradicional no underground nacional, o Doomonic completa dez anos de estrada em 2009. Essa é sua segunda demo e o som do Doomonic se mostra ainda mais pesado beirando o thrash metal. O trabalho é profissional e a banda logo estará lançando seu debut, eles já merecem.
Draco- “Rock Paulera”- Rockão mesmo. Pra quem não gosta do termo “rock paulera”, poderia rotular o Draco como um rock n´ roll pesadíssimo, com guitarras super distorcidas e letras cantadas em português.
Dragon Ring- “Dark Knight”- O nome já diz tudo. Banda de heavy metal melódico do interior de São Paulo. O som é de alta qualidade tanto que nem a produção, que deixou o som um tanto leve, prejudicou o trabalho do grupo. Os refrãos ficam na cabeça o que é fundamental no estilo, imagino as músicas ao vivo como devem cativar a galera.
www.myspace.com/bandadragonring
D.O.R- “ The Infection Alive Ep”- Eu tive a oportunidade de assistir um show da banda D.O.R (Disorder of Rage) bem no começo da carreira da banda, ou seja, uns oito anos atrás. A banda já detonava com seu death/thrash metal com várias passagnes grind/hardcore, imagina nos dias atuais. Excelente, esse EP contém uma faixa em estúdio, duas faixas demos e quatro sons ao vivo. Confira!
http://www.myspace.com/dxoxrxdisorderofrage
http://www.disorderofrage.blogspot.com
Enforcer- “Art of Darkness”- O Enforcer foi formado em 2004 e esse é seu segundo registro em versão demo. O som do grupo é um heavy metal tradicional que beira o thrash metal em algumas passagens instrumentais. Citaria como maiores influencias as bandas Annihilator (fase “Never, Neverland”) e Nevermore. Enfim, é um som complexo de ser executado, mas muito gratificante e prazeroso para os ouvidos.
http://www.myspace.com/enforcerband
Finitude- “Never See My Fall”- Excelente heavy/power metal, é isso que essa banda sergipana executa nessa que é sua segunda demo. O som soa épico e sinfônico (os teclados são muito bem encaixados) o que o deixa mais cativante ainda.
Fire Shadow- “Fire Shadow”- Na verdade esse é um full-lenght, isto é, trata-se do primeiro trabalho da jovem banda Fire Shadow. Oriundos de Curitiba/PR o Fire Shadow duas demos antes de chegar ao seu debut. Excelente heavy metal, que poucas vezes flerta com o melódico. Excelente.
www.myspace.com/fireshadowfans
Forest of Demons- “Forest of Demons”- Mais uma banda que deu a cara pra bater e lançou seu primeiro debut. Os catarinenses do Forest of Demons lançaram duas demos antes de chegar à este excelente petardo. Praticando um black metal de altíssima qualidade o diferencial da banda está na produção, ou seja, nada de tosqueira. Por isso que digo que o black metal nacional é um dos melhores do mundo. Excelente!
www.myspace.com/forestofdemons
Hellbreath- “Demomatch”- Os cariocas do Hellbreath praticam death/thrash metal com pitadas de metalcore e meldic death metal de primeiríssima linha. Na verdade a banda lançou este, que seu é primeiro registro, em formato EP. Recentemente a banda disponibilizou também uma nova composição chamada “Fight to Die” que mostra a rápida evolução da banda. Ouça!
www.myspace.com/hellbreathofficial
Keter- “Caçadore das Trevas”- É impressionante a safra de novas bandas oriundas de Salvador/BA, aliás, é impressionante a qualidade das bandas baianas. O Keter é mais uma que prova que isto é um fato e em sua segunda demo, lançada como single, a banda mostra seu potencial com um thrash/death metal na escola de bandas consagradas do gênero nacional como Taurus e Chakal. Vale a pena conferir!
Lachrimatory- “Anamnesic Voices Phenomena”- Banda paranaense, mais precisamente de Curitiba, que pratica um doom/death metal de altíssima qualidade e que não decepcionará fãs de Mythological Cold Towers, My Dying Bride e outros que praticam este estilo já consolidado na cena underground. Excelente.
Laconist- “Blessed in Chthonic Salvation”- Death metal brutalmente puro e simples, é isso que a banda do paulista Laconist executa em sua primeira demo. Indicado aos verdadeiros fãs deste estilo que apesar de se chamar death metal, continua mais vivo do que nunca! Excelente!
Mártires- “Hino aos Mártires”- O white metal sem dúvida é muito insjustiçado e incompreendido na cena underground nacional, pois existem excelentes bandas dentro do gênero que as vezes pessoas deixam de ouvir simplesmente pela mensagem que as bandas passam. Vindo da longíqua Rio Branco/AC a banda cristã Mártires detona um death metal com pitadas de black metal (no som) e thrash metal de excelente qualidade que, com uma produção melhor, pode figurar como uma das melhores do gênero no país. Excelente!
www.martires-acre.blogspot.com
Nox Eterna- “Mind Abduction”- Terceira demo dessa excelente banda oriunda de Jundiaí/SP. O Nox Eterna executa um heavy metal de primeira linha que tem como destaque o vocal, que sabe encaixar muito bem sua voz nas músicas aqui apresentadas e o instrumental não fica devendo nada. Mais uma banda que já merece um debut.
http://www.myspace.com/noxeterna
Oblique Existence- “Contaminating World”- Na verdade trata-se de um projeto paralelo do guitarrista Alexandre Antunes da banda Lachrimatory. Trata-se de um funeral doom metal arrastado e até experimental, chega a ser complexo e de difícil assimilação a música apresentada nesta demo, o que não tira a qualidade do trabalho. Indicado aos fãs do estilo.
www.myspace.com/obliqueexistence
Old Throne- “O Ódio é só o que Resta”- One man band oriunda de Nova Friburgo/RJ que detona um raw black metal gélido, ríspido e odioso. Na verdade trata-se da primeira demo da banda que já lançou novo material. O Old Throne prioriza as letras em português e ergue definitivamente a bandeira do black metal nacional.
http://www.myspace.com/Countold
Panaceah- “Spiral of Time”- Prog Metal de alto nível, é isso que a banda carioca Panaceah nos apresenta em sua primeira demo “Spiral of Time”. O instrumental é muito trampado e apesar de todos executarem bem seus instrumentos destaco o teclado que ficou muitíssimo bem encaixado no som da banda. Merece um debut urgente!
http://www.myspace.com/panaceah
Processed- “The Other Side of Darkness”- Mais uma banda nordestina, mais precisamente de Goiana/PE que executa um metal extremo de primeira. O som é um death/thrash metal na escola de bandas old school como Master e Possessed, mas o mais legal é a veia das bandas oitentistas nacional que o som nos remete. Excelente!
http://www.myspace.com/processedband
Prophecies- “The Time of the Truth”- Mais uma banda cristã que prova que qualidade musical não depende somente da bandeira a ser erguida. Trata-se de um death metal old school no melhor sentido da coisa. O som me lembrou muito o Genocídio de início de carreira o que não tira as particularidades da música desta excelente banda mineira.
http://www.prophecies.hpg.ig.com.br/intro.htm
Slippery- “Follow Your Dreams”- Excelente hard/heavy totalmente indicado para fãs de Quiet Riot, Bonfire, Def Leppard entre outras bandas nessa linha. A Produção é de alto nível e a banda, que surgiu em 2004, parece que fez parte daquele auge das bandas oitentistas de hard rock. Também merecem o debut.
http://www.myspace.com/slipperytheband
Sonata Soturna- “Enchanting the Souls”- Banda capixaba que pratica um excelente symphonyc black metal com influências do doom e gothic metal. As músicas são encantadoras e muito bem executadas. O mais impressionante são os vocais de Karini Miranda que alternam entre os guturais e rasgados com passagens limpas feitas pela moça mesmo o que dá um toque ainda mais sombrio ao som. Excelente!
http://www.myspace.com/sonatasoturna
Thorny Woods- “Lôbrego Macilento Prelúdio”- Mais uma excelente banda de black metal que prima pela qualidade da produção tornando o som muito brutal. O som é direto, com levadas insanas de bateria e guitarras cortadas, enfim mantém a qualidade do black metal brasileiro. Confira!
http://www.myspace.com/thornywoods
Through the Valley- “Via Crucis part I”- Lançado como EP no ano de 2004 “Via Crucis part I” mostra realmente a imensa capacidade de bandas cristãs caminharem por todas as vertentes do heavy metal. O Through the Valley executa um funeral doom metal extremo e totalmente indicado aos seguidores deste estilo. O som é arrastado com guitarras muito distorcidas e triste. Bom trabalho.
http://www.myspace.com/throughthevalley
Vetitum- “Locek in a Dream”- Banda bem conhecida do cenário metálico gaúcho a Vetitum executa um ótimo gothic metal com influências de doom metal e com apenas vocais femininos muito bem encaixados e que não tira o peso do som em momento algum. Aliás, com exceção do baixista Gustavo Carnicero, a formação da banda é composta apenas por mulheres. Excelente!
http://www.myspace.com/vetitum
Warforged- “The Legacy of Antichrist”- Mais um projeto one band band que executa um black metal na linha do Dark Throne, o que só tem a deixar o som extremo do Warforged muito melhor. Indicado aos seguidores do mais odioso subgênero do heavy metal. Excelente!
www.myspace.com/warforgedhorde
White Thunder- “New Wave of Brazilian Heavy Metal”- Com uma demo com um título desses nem precisa dizer do que se trata, mas vamos lá. A banda é oriunda de São José do Rio Preto/SP e detona um heavy metal tradicional que flerta entre Grave Digger e Manowar, porém com muitas características próprias, principalmente no que se trata de som mais cadenciado, o que deixa o peso dominar. Definitivamente cativante, ótimo, pra bangear!
http://www.myspace.com/whitethunderbr
Winter Sky- “Find Your Dreams”- Oriunda de Campinas/SP a banda Winter Sky detona um power metal de muita qualidade e respeito. O timbre das guitarras ficaram ótimos e o melhor de tudo: nada de baterias com os dois bumbos a velocidade da luz, o que ajuda e muito este estilo fugir da saturação, muito bom, que venha o debut!
http://www.myspace.com/realwintersky
Vitor Hugo Franceschini
O Old Throne realmente é fodaaaaaaaa, baixei a 1ª demo logo que ficou disponivel pra download na internet e adorei e para os que conhecem o Old Throne já sabem que a banda também tem outro material de 2008 " O black metal jamais morrerá " esse E-p de 2008 é foda mesmo " pra mim a musica O black metal jamais morrerá coloca uns 20 classicos do black metal no chinelo" .
ResponderExcluirfoda é que na ultima entrevista o lider da banda contou que ele gravou esse ultimo E-P de 2008 com a mão toda queimada pq tinha sofrido um acidente ,mas,mesmo assim o cara conseguiu gravar o trabalho dele e com certeza é digno do respeito de todos os Brasileiros.
A fonte sobre esse acidente do Fernando "Count Old" esta aki: http://www.webng.com/blackwar/Old_Throne.htm
Hail Old Throne ,Hail novo orgulho nacional