segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Nox Eterna- Abduzindo a identidade própria


O Nox Eterna é mais um caso daquelas bandas que buscam identidade própria praticando um estilo extremamente influenciável, o heavy metal tradicional. Mesmo assim, a banda formada por Renato Zomgnani (vocais),Alan Ricardo (guitarra), Renato Lorencini (guitarra), Luis Chagas (Baixo) e Ricardo Mignotti (bateria) conseguem criar um som com identidade própria que agradará tanto fãs de Iron Maiden e Judas Priest quanto fãs de Helloween e Gamma Ray. Isso tudo num incessante trabalho em busca do som Nox Eterna. Conversamos com o vocalista Renato Zomignani que nos falou tudo sobre a banda e a divulgação do novo EP "Mind Abduction".

Blog Arte Metal: O Nox Eterna surgiu em 1996, porém apenas em 2003 a banda lançou sua primeira demo. Por que demorou tanto para lançar o primeiro trabalho?

Renato Zomignani: Creio que basicamente por dois motivos. O primeiro é que todos concordávamos em apenas tocar em público apenas quando os 5 membros estivessem totalmente a vontade em fazê-lo, não tínhamos assim tanta pressa. Em segundo lugar, porque desde o primeiro dia de banda nosso objetivo era compor nossas próprias músicas. É claro que acabávamos tocando alguns covers, mas a idéia era compor, o que tomava praticamente nosso tempo todo enquanto banda.

Blog: Apesar dessa relativa demora, a banda não parou mais e de 2003 em diante já lançaram 3 demos. De onde vem todo esse fôlego, sendo que existe muitas dificuldades na cena metal nacional para lançar material, principalmente em termos financeiros?

Renato: Com o passar dos anos a banda foi se entrosando cada vez mais e o processo criativo foi se tornando mais fluente, as músicas eram feitas com mais naturalidade. No decorrer do tempo sempre sofremos com várias mudanças na formação e quando tivemos um pouco mais de estabilidade, o momento ficou mais propício para gravarmos. A questão financeira também é um empecilho considerável e, sendo assim, juntamos todo dinheiro obtido com a venda dos materiais do Nox Eterna (cd´s, camisetas, adesivos) em prol da própria banda, numa conta. Além disso, fazemos uma “vaquinha” mensalmente, porém isso por si só não basta, e sempre acabamos tendo que complementar alguma parte.

Blog: O última demo da banda "Mind Abduction" mostra um Heavy Metal Tradicional de qualidade e principalmente de características próprias. Como a banda trabalha nas composições?

Renato: Legal você ter dito características próprias, pois vemos nisso um elemento primordial. Obviamente quando você escuta as músicas é possível notar influências de certas bandas, pois é natural. Procuramos, contudo, tirar o melhor que podemos dessas nossas influências e principalmente colocar elementos peculiares nossos. Cada membro da banda tem suas influências e elas são bastante diversificadas, o que acaba contribuindo pra fazermos um som característico.

Blog: Como têm sido a divulgação e aceitação do público para "Mind Abduction"?

Renato: Nesse primeiro momento a divulgação tem sido feita mais virtualmente, por meio da internet. Temos participado de alguns programas de rádio (inclusive no exterior) transmitidos via internet e a resposta tem sido bastante positiva. Dentro de um mês, mais ou menos, provavelmente lancemos o cd fisicamente e vamos trabalhar com uma assessoria de divulgação. Com isso temos certeza que o nome da banda acabará sendo mais exposto.

Blog: Como tem sido a receptividade do público nos shows e como anda a agenda do Nox Eterna?

Renato: Nos últimos meses mais uma vez passamos por mudanças na formação da banda e eu passei por uma cirurgia delicada, o que deu uma diminuída no ritmo de shows. Agora tudo já está se normalizando e assim devemos retomar a agenda, que deve ser incrementada pelo fato de trabalharmos com a assessoria e termos um novo material em mãos.


Blog: Vocês chegaram a divulgar o material no exterior?

Renato: Como dito acima, num primeiro momento virtualmente. Após o lançamento do cd, porém, vamos sim fazer um trabalho de divulgação juntos a revistas, sites, selos, gravadoras, enfim, tudo o que estiver ao nosso alcance.

Blog: Há propostas para o lançamento de um debut? Como anda o trabalho para o tão esperado álbum de estréia?

Renato: Na verdade vamos lançar a segunda e a terceira demos compiladas num só cd e vamos trabalhá-lo como um “full”, já que ambas foram gravadas no mesmo estúdio e estão até certo ponto bem homogeneizadas. Faremos isso pois é o mais indicado a se fazer já que procuramos gravadoras e afins, justamente pra podermos ter alguma proposta de lançamento desse debut.

Blog: Podem deixar a mensagem da banda.
Renato: Primeiramente queria agradecer, em nome da banda, ao Biro e ao blog Arte Metal, pela entrevista e pela oportunidade. Quero agradecer também aos nossos fãs mais antigos, que sempre nos acompanham, assim como as pessoas que acabam tendo contato com nossa música e vêm a gostar dela, nos dando um retorno bem legal.
Por fim, dizer que estamos muito esperançosos que o ano de 2.009 venha a ser um marco na carreira do Nox Eterna. Cremos que nosso nome será um pouco mais exposto esse ano e torcemos pra nos vermos por aí. Um grande abraço a todos. Nox Rox!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário