Como estudante de Jornalismo (Comunicação Social- Habilitação em Jornalismo), gostaria de utilizar este espaço, não para dizer o que está certo ou errado, mas simplesmente para mostrar minha opinião perante ao ato do Supremo Tribunal Federal, que no dia 17 de Junho de 2009 decretou o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo.
Em primeiro lugar, os motivos alegados pelos ministros do STF não condizem com a realidade, porém é discutível a obtenção do diploma de jornalista perante a tantas irregularidades na obtenção de um diploma universitário em nosso país. Em segundo lugar, a única coisa que caiu foi a obrigatoriedade e não a validade do diploma. Por fim, um estudante de jornalismo, não cursa simplesmente uma faculdade de jornalismo, pois não existe bacharelado específico dessa função, e sim cursa comunicação social (habilitação em jornalismo e/ou publicidade e propaganda).
No entanto o estudante de comunicação social (habilitação em jornalismo) ao se formar, torna-se um mediador entre os fatos e a sociedade, um comunicador social. Como estudante de jornalismo, ainda me considero um blogueiro, o que não é a mesma coisa, pois blogueiro escreve em blog, onde podemos nos expressar da melhor forma nossas idéias, o comunicador/jornalista tem um compromisso ético e social com a sociedade, pois o que produz é de extrema importância pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário