quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Bruno Masquio - O Peso da Juventude



Com apenas 21 anos, o baixista Bruno Masquio já integrou diversas bandas do underground nacional, dentre elas a banda Nuken que, apesar de ter um enorme potencial, encerrou precocemente as atividades.
Agora o músico acaba de lançar seu primeiro trabalho solo intitulado “Brainstorm”, onde demonstra sua maturidade e competência.
O simpático Bruno falou com o Arte Metal sobre sua carreira, o álbum e assuntos relacionados a este instrumento que é de extrema importância para a música pesada.

Arte Metal: Primeiramente conte-nos um pouco sobre sua trajetória como músico.
Bruno Masquio: Comecei a tocar baixo em 2004 e, desde então, o sucesso na minha música tem sido meu sonho e objetivo principal. Apesar de estar em carreira solo agora, eu já tive muitas bandas nessa trajetória como NUKEN, Heróis da noite e outras. Vale lembrar que também trabalho como free lancer e professor do instrumento.

AM: Quais são as suas maiores influências como baixista?
BM: Steve Harris e Billy Sheehan. Geralmente, as pessoas percebem isso logo que ouvem (risos).

AM: Álbuns instrumentais requerem a atenção de um público mais seleto e específico, você concorda? Como tem sido a receptividade à “Brainstorm” até o momento?
BM: Com certeza, essa é uma limitação. Não é todo mundo que gosta de música instrumental, acho que, por falta de costume. A receptividade está sendo excelente. As pessoas estão tendo muito respeito e gostando muito. Nenhuma crítica até agora!(Não seja o primeiro, risos gerais). Acho que fiz este trabalho na hora certa.

AM: Falando nas composições do álbum, como são feitas e o que é mais difícil, compor músicas com vocais, ou seja, focando a linha vocal ou músicas focando as linhas de baixo?
BM: Essa é uma boa pergunta. Ninguém repara nisso, mas é bem mais difícil você fazer um arranjo que consiga ressaltar o baixo. Ele não é como os instrumentos que costumam fazer as melodias (guitarra, voz, teclado, etc). Por ser um instrumento grave, ele tende a ficar mais escondido entre todos e, quando se pensa em algo diferente, como colocar o baixo em primeiro plano, o arranjo todo deve ser trabalhado para isso.

AM: Uma curiosidade minha agora. Quais são os fatores que levam você a dar o nome a cada faixa? Existem algo por trás dos títulos ou a levada de cada uma as ajudam denominá-las?
BM: Sim. A levada, o feeling, os temas... O que vier na cabeça enquanto ouço a música.

AM: Você está fazendo shows e/ou workshops? Como está sendo a receptividade?
BM: Ainda não fiz nenhum show nem workshop depois do CD, mas aguardo algum convite. Estão rolando shows ligados a outros projetos e artistas. Em breve estarei anunciando.

AM: Apesar de jovem você mostra um forte grau de maturidade no álbum. Você se considera um baixista completo?
BM: De jeito nenhum! Não existe perfeição na música (muito menos pra mim, risos gerais). Estamos sempre mudando e, como sou exigente, quero mudar para melhor.

AM: Para quem sonha tocar baixo, o que você recomenda?
BM: Recomendo que, mais do que querer sucesso, goste de música. Ouça bastante tudo que puder, não se limite apenas ao seu instrumento e aprenda TUDO envolvido no processo, desde a musculatura de seus dedos até as ondas sonoras, equipamentos, gravação, visual e divulgação.

AM: Bruno, não tem como não falarmos sobre isso. Você era integrante da banda Nuken que, apesar de pouco tempo na estrada tinha um belo futuro pela frente, encerrou as atividades. Afinal, o que aconteceu?
BM: A banda foi se desmoronando com o tempo devido à falta de integrantes. Estávamos com um CD pronto pra ser lançado, mas foi ficando desgastante e acabou sobrando somente eu na banda. É uma pena mesmo ter acontecido, pois via muito potencial naquele grupo.

AM: Você pretende ou está com outros projetos de bandas?
BM: No momento, nenhuma. Mas tenho muitas músicas com voz e ainda quero formar uma banda para tocá-las.

AM: Pode deixar sua mensagem aos leitores do blog Arte Metal e aos seus fãs.
BM: Agradeço MUITO pela oportunidade de estar aqui e por todos que apóiam o meu sonho. Não pararei por aqui, ainda vão vir muitos trabalhos pela frente. Parabéns pelo trabalho do Arte Metal.
Deixo aqui alguns links do meu trabalho aqui pela internet:

►Link direto para a compra do CD: www.BrunoMasquio.com/brainstormvenda
►Site Oficial: www.BrunoMasquio.com
►Twitter: www.twitter.com/BrunoMasquio
►Downloads gratuitos: http://www.4shared.com/dir/12923847/6022ad7f/BrunoMasquio.html
►Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=83182949
Parabéns pelo trabalho do Arte Metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário