quarta-feira, 1 de maio de 2013

Nocte Obducta – “Umbriel (Das Schweigen zwischen den Sternen)” – 2012 – MDD Production (Importado)


Este é o 12º trabalho desse sexteto alemão se contar todos os formatos e o 9º álbum oficial. Formado por Heidig (baixo), Marcel (baixo/guitarra/teclado/vocal), Matze (bateria), Flange (teclado/vocal), Torsten (vocal) e Stefan (guitarra/vocal), o grupo alemão está a quase 20 anos na ativa.

Com músicos experientes (que tocam ou já tocaram com nomes como Agathodaimon, Agrypnie, Misanthropic, entre outros) a banda faz um som bem complexo e difícil de digerir logo de cara. Porém, assim que assimiladas, às composições de “Umbriel...” encantam e levam a uma viagem contagiante.

A primeira impressão que temos ao ouvir este disco é que a banda transita pelo Avantgarde Black Metal, mas logo percebemos que o som do Nocte Obducta não se impõe limites. Há ainda elementos típicos do Progressivo e até de Dark Metal. As faixas possuem peso quando necessário, mas traduz um sentido mais surreal e na maioria das vezes são cadenciadas.

Faixas longas e outras com tempo ‘normal’ são mescladas no disco, o que faz que o trabalho não soe cansativo durante a audição das 9 canções. Ainda há espaço para momentos mais épicos como em Kerkerwelten - Teil II que fecha o trabalho de forma magistral. Mas, Leere e a pesada Mehr Hass também se destacam.

“Umbriel (Das Schweigen zwischen den Sternen)” ainda conta com uma excelente produção e instrumentos bem timbrados. O disco ainda saiu em vários formatos, incluindo aí digipack e várias versões em picture LP.


8,5

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário