quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Coletânea O Subsolo – “Coletânea”

(2016 – Nacional)

O Subsolo

Mais uma coletânea para a felicidade dos já felizardos amantes da música pesada e que sempre estão em busca de música nova. A Coletânea O Subsolo foi organizada pelo site/blog O Subsolo que é especialista no cenário nacional, sendo que as 22 bandas aqui contidas já passaram pelo veículo.

Como já se tornou até clichê, mas sempre é necessário mencionar, no projeto há bandas que capricharam na gravação e outras nem tanto, precisando só aparar algumas arestas. Essa oscilação se dá pelo fato de os grupos terem gravado cada um por sua conta. Vale destacar que esta coletânea abrange desde bandas do Rock nacional, passando pelo Hardcore, Hard Rock e Metal.

Não há nenhum caso grave de má qualidade e como já dito, só algumas bandas que precisam de um maior amadurecimento e melhorar alguns detalhes. Não cabe aqui mencionar os fatores negativos, mas caso a banda não apareça entre os destaques é sinal de que há o que melhorar em seu trabalho.

O primeiro destaque fica por conta dos mineiros da Demolition. O Thrash/Death Metal do grupo é agressivo e enérgico, e já encanta de cara. Já a banda Dust Commando investe num Metal alternativo que irá agradar inclusive fãs de Grunge e Southern Metal, tamanha a versatilidade.

Com um Rock bem particular cantado em português, o Divago atrai na primeira audição com sua levada interessante e letras idem. Outra que canta em português, mas opta pela porrada é o Bad Gnomo, que aposta num Hardcore bem insano e agressivo. O Tourette optou por colocar uma belíssima balada, muito boa mesmo. O problema é que pra quem não conhece o grupo, que é de Hard Rock, fica difícil assimilar sua proposta, já que baladas são esporádicas na maioria dos ‘tracklists’ das bandas.

Com um Rock and Roll ‘classudo’, a banda Doctor Jimmy destila sua boa música, enquanto os catarinenses da Mandíbula representam o Rock mesclado com o Reggae e Ska. Outros destaques são a criativa Dest_Lado (Rock/Drum n Bass), Crossed Crow representando o Metal extremo obscuro e o Deadpan com seu Death Metal já conhecido do público underground.

A iniciativa já é louvável e o cast bem escolhido, até porque vale enfatizar que não há nada inaudível aqui, pelo contrário, difícil é não gostar de uma banda. A primeira coletânea d'O Subsolo está disponível em forma física (onde foi distribuída pra toda mídia especializada) e também virtualmente. Uma bela ferramenta de busca às bandas novas autorais.


7,5


Vitor Franceschini 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shinigami Records