sexta-feira, 24 de março de 2017

Deep Purple – “California Jam 1974”

(2016 – DVD – Nacional)
                                    
Shinigami Records

Só por carregar o nome “California Jam” – um dos maiores festivais de música da história, diga-se de passagem -, este trabalho já pode ser considerado um documento histórico. Ainda mais por se tratar de um registro da apresentação do Deep Purple no evento, uma das maiores bandas da história.

Quem também se apresentou neste festival foi o Black Sabbath, Emerson, Lake & Palmer, Rare Earth, Seals & Crofts, Eagles, Black Oak Arkansas e Earth, Wind and Fire. O Deep Purple estava na fase MK III, com David Coverdale (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Glenn Hughes (baixo/vocal), Ian Paice (bacteria) e Jon Lord (teclados), para muitos a melhor formação.

Com uma qualidade muito bem recuperada pra ser lançada em DVD, vide a época da captação (com uma cobertura muito boa das câmeras, por sinal) e som de alto nível, a apresentação, apesar de curta, é irrepreensível. Em pouco menos de uma hora e meia, o Purple senta a bota e faz um show memorável.

O show mostra a qualidade de Coverdale no auge de sua juventude, com uma interpretação de tirar o fôlego e sua já performance de malabarismos com o pedestal. O cara que nasceu com uma voz privilegiada sabe usá-la com maestria e ainda conta com apoio de Glenn Hughes, uma máquina no baixo e totalmente insano em sua performance. Hughes, aliás, rouba a cena muitas vezes e chama a responsabilidade até mesmo como ‘frontman’ em vários momentos, sem Coverdale se importar.

Dono do negócio até então, Blackmore se mostra bem à vontade, também agitando e com uma presença forte de palco, enquanto Jon Lord faz jus ao seu sobrenome e mostra o quão músico é com suas linhas de teclado/órgão que sustentam o som da banda. Paice mostra uma pegada bem característica e, claro, sua energia elevada à época.

Os fatos interessantes ficam por conta da banda dando uma última checada no equipamento antes de começar, sem aquele suspense ou ato de abertura tão comuns hoje em dia, além de o grupo se mostrar muito interagido com o público, sendo que até Lord bate um papo com a plateia em certo momento.

No setlist os destaques da época e da formação, tendo Burn como abertura, Lay Down, Stay Down, Mistreated, Smoke on The Water e Space Truckin’ como os destaques entre as sete composições apresentadas. No bônus, gravações do ‘crew’ da banda mostrando a chegada à Califórnia, algumas partes do show e chamadas de rádio para o evento. Um material, como dito no inicio, histórico e que ainda tem na versão nacional um livreto cheio de detalhes, fotos, cartazes da época e um pouco sobre o evento.


9,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário