quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Kadavar – “Rough Times”

(2017 – Nacional)
                                                  
Nuclear Blast / Shinigami Records

O Kadavar é uma das bandas que encabeçam o chamado Occult Rock ao lado de nomes como Blue Pills, Lucifer e, obviamente, o gigante Ghost BC. Claro que se trata de um movimento e cada banda possui suas características e com estes alemães não é diferente.

Este quarto álbum prova todo talento do grupo, que além do sub-estilo mencionado, transita também pelo Stoner e pelo Classic Rock, mesclando muito ocultismo, psicodelia e peso em sua música. E, convenhamos, “Rough Times” é um álbum sensacional.

O interessante é a evolução do disco conforme o ouvinte o vai desbravando. Numa primeira audição parece um bom trabalho, porém comum, um mais do mesmo na discografia da banda. Mas, a cada ouvida ele nos hipnotiza e se descobre cada vez mais elementos interessantes.

Um deles é o baixo estonteante, com suas linhas que exorcizam o ouvinte e fazem a diferença, além de auxiliar no peso. As guitarras sujas não são simplistas, não se camuflam e destilam bases de bom gosto e solos na medida, tendo a bateria a função de comandar um ritmo que se alterna constantemente.

O tracklist de “Rough Times” é tão bom, que o cover de Helter Skelter dos Beatles parece até fazer parte das composições próprias, mesmo sendo um hit conhecido mundialmente. Se achas exagero, ouça o trabalho e ainda dê uma conferida na arte gráfica do encarte, temerosa e psicodélica, mas bela e viajante ao mesmo tempo. Uma banda primorosa.


9,0

Vitor Franceschini


Um comentário: