terça-feira, 25 de junho de 2019

Dream Theater – “Distance Over Time”


(2019 – Nacional)

Hellion Records

O Dream Theater teve mais uma viagem megalomaníaca quando lançou “The Astonishing” (2016), álbum que antecede este novo trabalho e veio em formato duplo com mais de duas horas de música. Um álbum que levou dias pra ser compreendido, quando o foi, porém com ótimas canções.

Pisando fortemente no freio dos ‘exageros’, a banda norte-americana surge com “Distance Over Time”, trabalho que tem menos da metade de tempo de seu antecessor e que traz a banda objetiva, como há muito tempo não se via. Mas, não se assuste fã, todas as características da banda são preservadas.

O Dream Theater continua soando absolutamente técnico, o que às vezes traz certo incômodo pelo fato de algumas músicas pedirem mais ‘feeling’, porém, neste caso soa bem musical. O conjunto da obra foi pensando desde o início, e isso já se nota nos ótimos solos de John Petrucci, que sim, exacerba sua técnica inevitável, mas possuem melodias belíssimas na maioria dos casos.

A cozinha com John Myung (baixo) destilando sua técnica de sempre, mas aqui também mais direto, mostra Mike Mangini (bateria) em seu melhor momento, porém menos versátil. É que a pegada de Mangini soa mais intensa e parece mais natural, até porque ele participou mais do processo de composição do disco.

Jordan Rudess conseguiu manter a sutileza de seus teclados mesmo em músicas mais agressivas e tem seus arranjos como grandes destaques, que baita músico! Tudo com James LaBrie a frente, seguro, mesmo diante de suas limitações, encaixando com perfeição suas linhas.

A produção do próprio Petrucci é inquestionável e o disco tem como destaques as faixas Untethered Angel, Paralyzed, Fall into the Light, Barstool Warrior, At Wit's End e Pale Blue Dot. A versão nacional vem em uma bela slipcase com um pôster de bônus. Imperdível.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário