(2019
– Nacional)
Independente
O Khorium deixou bem
claro seu recado e proposta no EP “Manual Prático do Brasil”, lançado em 2018.
Mas, além das lapidações de sempre, parecia que a banda tinha algo a mais a
dizer. E, bingo! Eis que “Idiocracia Tropical Contemporânea” prova que a banda
poderia nos dar mais!
O novo trabalho mostra o
Khorium evoluindo em todos os quesitos, desde a coesão, produção e as
temáticas, que vêm ainda mais ácidas. No entanto, temos em mãos um disco digno
e de uma banda que sabe onde pisa. Aliás, junto com G. Moreira (vocal/guitarra)
e Shalon Webster (bateria), está agora o baixista Roberto Bizarelo.
O novo disco mantém em
sua proposta musical mesclar Metal, Rock, Hardcore com Rap e até Funk (o
verdadeiro). Pode não parecer novidade, e não é, mas o Khorium consegue criar
uma identidade e nutrir elementos próprios. Dentre eles uma sonoridade com
‘sangue nos olhos’ e um clima tenso que permeia o trabalho todo.
O peso se alia a levadas
cheia de ‘groove’, mas com direito a muita guitarra e uma bateria de pegada
intensa, dando o ritmo necessário. Trilha sonora perfeita para letras que
apontam política e socialmente o momento caótico em que vivemos de uma forma
muito inteligente.
“Idiocracia Tropical
Contemporânea” tem a participação de Fernanda Lira (Nervosa) na faixa Ainda Assim Eu Me Levanto que é
inspirada, em tradução livre, no famoso poema ‘Still I Rise’ de Maya Angelou
(ativista norte americana dos direitos de mulheres, negros e minorias, amiga e
colaboradora de Martin Luther King e Malcolm X). O álbum conta também com a
participação de Luan Haddad, vocalista da banda Comboio Calibre na faixa Negue. Mais um recado dado.
8,5
Vitor
Franceschini
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