terça-feira, 5 de novembro de 2019

Holocaust – “Elder Gods”


(2019 – Importado)

Sleaszy Rider Records

Estamos vendo um bom ‘revival’ e bons lançamentos de bandas clássicas da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM). Além de renomadas como Iron Maiden e Saxon, Blitzkrieg, Diamond Head, Tygers of Pan Tang e o próprio Holocaust parecem que resgataram definitivamente o estilo.

Claro que a maioria delas se adaptaram ao tempo, no entanto o Holocaust, que na verdade tem uma carreira quase que ininterrupta (tiveram um hiato entre 1984 e 1988), foi uma das que mais evoluíram e agregaram elementos. “Elder Gods” é a grande prova disso devido sua versatilidade.

O grupo, que se mantém na ativa graças ao vocalista e guitarrista John Mortimer, consegue atingir seu ápice criativo agregando ao seu Metal tradicional, doses altas de Epic Doom Metal e leves de Progressivo. O mais importante, tudo de uma forma fácil de assimilar.

Interessante o trabalho de guitarras, que mostra melodias diferenciadas, com levadas da sessão rítmica que levam da euforia ao obscuro. Mais legal ainda é o clima épico e sombrio do trabalho, que permeia quase que todo o disco. Simplesmente nenhuma banda da NWOBHM atingiu tal diferencial. Além dos bons riffs (que só têm uns timbres estranhos), Mortimer utiliza bastante passagens com dedilhados. Aliás, os arranjos são muito bons.

“Elder Gods” tem na intensidade variações, começa com a pesada faixa título, abranda e ganha em qualidade na excelente Children of the Great Central Sun e Ishtar, fica pesado e agressivo no meio em Eon of Horus e recupera sua principal identidade a partir de Astaroth, Benedictus e Natural State. Nos temas, a banda explora o antigo paganismo e dos (falsos) deuses da Terra, além de demônios. Um dos melhores álbuns do ano.


9,0

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário