terça-feira, 12 de novembro de 2019

Killing Yourself: Ricardo Pigatto (Hellway Patrol, ex-Dominus Praelii)




Um dos maiores nomes do Metal tradicional paranaense, o Dominus Praelii, teve a voz de Ricardo Pigatto no início de sua jornada, fez e faz história, só que hoje sem seu vocalista original. Hoje, Pigatto assumiu o baixo e a voz na banda Hellway Patrol, que assume uma identidade um pouco mais pesada e vem ganhando cada vez mais seu espaço no cenário nacional. Ricardo Pigatto é o nosso convidado da vez.

Dominus Praelii


“The First Battle” – Demo - Dominus Praelii (2000): Essa foi a minha primeira gravação. Ele foi gravado no TNT em Londrina, que na época era do pessoal do Subtera. Foi uma puta experiência. Eu lembro que o áudio foi gravado direto numa mesinha que tinha um cartucho de Zip Drive, coisa moderna para a época, e eu tive que ficar esperando entregarem o material para ouvir porque não tinha como simplesmente como exportar uma pré em MP3 ou WAV. Eu era moleque de 17 anos, quase morri de ansiedade esperando ficar pronto! (risos)



“Holding the Flag of War” – Dominus Praelii (2002): Esse foi gravado no estúdio El Rocha em São Paulo. Eu lembro de ficar assistindo ensaios do Ratos de Porão entre as sessões. Acho que o dono do estúdio é DJ e produtor do Criolo se não me engano. Esse disco já saiu pela Mega Hard que era uma gravadora importante na época e todo mundo estava empolgado com o trabalho. A temática era bem variada. O Arlei, irmão do Silvio Rocha havia escrito algumas das letras. Algumas eram ficção/fantasia com temáticas de guerras e batalhas, algumas sobre o conquistador Mongol Gengis Khan e seu exército e tem até Hard Deadly Wheels que é sobre minha paixão por motos. Acho que foi um marco para o Power Metal nacional naquele tempo, mas apesar de eu ainda ouvir e tocar as músicas, não teria paciência para escrever algo com 3 minutos só de introdução ou algo assim novamente. Era o espírito da época mesmo! (risos)

Dominus Praelii


“Bastards and Killers” – Dominus Praelii (2006): Esse demorou pra sair... que desespero! (risos) Acho que atrasou em mais de 2 anos o lançamento. A temática do disco eram os vikings e suas incursões pela Inglaterra, França e até América. Na época que escrevi as letras não se achava material no Google, acho que nem existia Google direito, então eu lia todo livro que eu achava sobre o assunto. Ganhei até uns xerox de livros e devorei tudo. Essa parte de ler e escrever as letras foi uma experiência a parte. A gravação foi em São Paulo de novo, produção do Tchello Martins que hoje é técnico do Racionais MC e vez ou outra a gente se tromba na estrada. Tivemos mais tempo em estúdio dessa vez, conseguimos aprimorar melhor o trabalho e até mesmo eu estava me desenvolvendo melhor como vocalista. É meu disco favorito do Dominus até agora.


“Hellway Patrol” – EP – Hellway Patrol (2017): O que pouca gente sabe é que nossos dois trabalhos foram praticamente gravados juntos e só lançados separados e com produções diferentes. O instrumental foi gravado ao vivo, com todo mundo tocando junto, e acrescentamos vocais e guitarras extras depois. Gravamos no High Voltage em Londrina/PR com produção do Gustavo Iorio. Durante essa gravação eu estava participando de uma tour do Dominus com o Tim ‘Ripper’ Owens e mostrei uma pré pro pessoal. O Kiko Shred, guitarrista do Ripper, se interessou pelo trampo e disse que queria participar. Escolhendo a Omen pra ele gravar porque era nossa música mais Heavy/Power e escolhemos outras 3 músicas para lançar juntas compondo esse primeiro EP. Foi demais ter um guitarrista virtuosíssimo, numa pegada bem diferente da do Thiago, somando forças nessa música. É engraçado porque os dois são de escolas totalmente diferentes, tem estilos e abordagem diferentes ao instrumento, mas uma coisa que eles têm em comum é que acordam e dormem com a guitarra na mão. Em tour, em casa ou o que seja, em todo o tempo que eu convivi com esses dois, toda hora que havia um tempinho livre, lá estavam ‘dechavando’ o instrumento. Não é à toa que são os monstros que são.



“Desert Ghost” – EP – Hellway Patrol (2018): Para o “Desert Ghost” teríamos participação de dois vocalistas que tive a sorte de conhecer e criar uma amizade. May ‘Undead’ do Torture Squad e Silvano Aguilera do Woslom, dois dos melhores vocalistas da atualidade e ambos morando em São Paulo. Então pegamos o instrumental que já havia sido gravado em Londrina e procurei o Michel Kuaker para gravamos todos os vocais e terminar de produzir no Wah Wah. Foi muito legal voltar ao estúdio onde gravamos o “Chumbo Grosso” (2011) do Fabulous Bandits que é o trampo mais diferente que fiz até hoje. O Kuaker disse que não tinha experiência em gravar Metal e eu achei que poderia ser bem interessante ter alguém com uma visão diferente para a pós-produção. O Silvano e a May apareceram, passamos a tarde gravando, saímos pra beber juntos depois e foi um dia divertidíssimo. O plano já era lançar digitalmente e em vinil, então tivemos duas versões de cada música, uma mais curta e outra estendida e também duas masterizações que ficaram por conta da Absolute Master. Eu fiquei bem contente com o resultado. Agora estou desesperado é para lançar um trabalho novo! (risos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário