sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Totengeflüster – “The Faceless Divine”


(2019 – Importado)

Black Lion Records

“The Faceless Divine”, terceiro disco de estúdio dos alemães do Totengeflüster, é o primeiro intitulado em inglês e com a maioria das letras cantadas no idioma saxão. Talvez a banda sentiu que esse é o momento de expandir horizontes, afinal optavam pelo alemão anteriormente, o que no Black Metal também soa bom.

É fato que a banda tem um nível abrangente, evidente desde o seu primeiro disco, pois bebe nas melhores fontes do Symphonic Black Metal. E, para quem pensa que a banda é toda pomposa, o quinteto dos alpes Suábios faz Black Metal de verdade se utilizando de adornos sinfônicos, o que torna sua sonoridade agressiva e obscura.

Este novo trabalho é o mais versátil e melancólico do grupo, mostrando uma veia mais sombria e variação de ritmos. A banda continua a destilar fúria em algumas composições, porém tira o pé em algumas faixas, o que faz deste novo álbum algo mais interessante e curioso de ouvir.

Os detalhes entre as guitarras gélidas e cozinha com extremos precisos ficam mais evidentes a cada audição, onde a utilização de camadas extras de teclado e piano caem como uma luva. Isso ainda fica mais evidente com as vocalizações, que vão do rasgado tradicional, para sussurros macabros e até urros mais cavernosos.

Em meio a melodias ora moderadas, ora mais intensas, a banda aposta numa produção mais aguda, típica do Black Metal, com destaque para faixas como On Carrion Wings, The Hollow Wanderer (Cursed), que lembra muito os tempos áureos do estilo e Extinct Paradise. Curiosamente, entre as duas bônus (uma é uma versão estendida da já citada The Hollow Wanderer), uma delas é muito boa e a mais Dark Metal do disco. Trata-se de Entflamme mich. Sem dúvidas, o melhor trabalho da banda.


9,0

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário