terça-feira, 23 de junho de 2020

Aasverus – “Enígmas de Aasverus”


(2020 – Nacional)

Kaotic Records

Aasverus é um personagem mítico, um judeu andante. Diz a lenda que Aasverus foi contemporâneo de Jesus e trabalhava num curtume ou oficina de sapateiro, em Jerusalém, numa das ruas por onde passavam os condenados à morte por crucificação, carregando suas cruzes. Seria ele então, uma das pessoas que proferiram ofensas a Jesus durante o calvário.

A sonoridade destes mineiros serve bastante como inspiração para tal ato, pois traz a maleficência em forma de sabedoria, com climas sombrios típicos das bandas ocultas brasileiras dos anos 90. Aquela mescla perfeita do Doom e do Black Metal, com timbres e vociferações só vistas em terras tupiniquins.

E o Aasverus não economiza em sua empreitada. Aposta em sons arrastados, longos (são quatro faixas em mais de 77 minutos), que mostram que são das avessas e buscam o tom mais profundo e nada comercial do underground. No entanto, sabem o território que pisam.

As guitarras entoam acordes agoniantes em timbres nem tão vigorosos, um pouco ríspidos, enquanto a cozinha dá o grave para melodias sombrias, que em alguns momentos parecem que pararão por ali. Enquanto isso, vocais rasgados, um tanto quanto caricatos, destilam os temas.

Como o título do álbum propõe, as letras trazem temas filosóficos que exigem reflexão. Aliás, a banda opta por cantar na língua pátria, o que permite compreendermos e pensarmos melhor enquanto ouvimos. Se aprecia o extremo (não em termos de peso e velocidade, mas de essência) do Funeral Doom e Black Metal, vá sem medo.


8,0

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário