terça-feira, 21 de julho de 2020

Sem Textão – Parou Na Demo: Disharmonical Tempest




Por Vitor Franceschini

Encerrando nossa série sobre as bandas que pararam nas demos e nunca lançaram um trabalho oficial, ou seja, um álbum completo, temos agora o Disharmonical Tempest. Tenho uma lembrança afetiva com esta demo da banda sul-mato-grossense, afinal, foi uma das primeiras que recebi e a ouvi demasiadamente. Aliás, mais que muito clássico do Heavy Metal que tenho em minhas prateleiras de CD’s e vinis.

“Diatessaron” foi lançada em 1998 e é o único registro físico do sexteto de Campo Grande, formado a época por Fernando Louveira (vocal), Anders D’Freita e Bruno Queiroz (guitarras), Roger Abrego (baixo) Denis Subtil (teclados) e Nory Uheara (bateria). Não há dúvidas que o Disharmonical Tempest foi um dos primeiros nomes brasileiros a flertar com o Melodic Death Metal.



Digo ‘flertar’, pois a banda não fechava o leque de sua abrangência e trazia elementos do Doom e Gothic Metal talvez na mesma dose. Fato é que a sonoridade dos caras soava bem à frente de seu tempo, inclusive mostrando um ótimo senso de melodia e ricos arranjos. A demo também é bem produzida, claramente em se tratando de seu tempo e dos recursos disponíveis na época. E também conta com um encarte bacana. A que tenho ainda tem uma bônus ao vivo no lado B.

Interessante, que no auge da minha inocência e pouco conhecimento no meio naqueles tempos (tinha 15 anos), não sabia que a banda tinha orientação cristã, ou seja, era tachada por muitos como White Metal. No entanto, recentemente descobri isso, mas absolutamente nada mudou no meu conceito deste grande trabalho, que, se notarmos pelos títulos das composições, possuem letras inteligentes e não pregações baratas. Sem dúvidas, mais uma baixa prematura para o Metal nacional.




*Vitor Franceschini é editor do ARTE METAL, jornalista graduado, palmeirense e headbanger que ama música em geral, principalmente a boa. Não é cristão, mas respeita os cristão que sabe respeitar a fé alheia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário