segunda-feira, 20 de julho de 2020

Strigoi – “Abandon All Faith.”


(2019 – Nacional)

Nuclear Blast / Shinigami Records

O Strigoi é o novo projeto de Gregor Mackintosh (vocal/guitarra, Paradise Lost) e Chris Casket (baixo, Eastern Front, Devilment, ex-Extreme Noise Terror, etc). Os dois tocaram juntos ao vivo no Vallenfyre, projeto encerrado de Mackintosh que lançou três discos. O baterista convidado é Waltteri Väyrynen (ex-Vallenfyre), hoje também no Paradise Lost.

A proposta é interessante e até ousada. Afinal de contas, o Death Metal é o foco principal, mas há elementos do Crust, Sludge e Doom Metal (o cara tenta deixar o Doom, mas o Doom não deixa o cara – risos). A fórmula funciona e o disco é cheio de peso e variação.

Falando em peso, o negócio aqui é a palavra em seu significado puro. Desde as guitarras ‘dropadas’, bem sujas, passando por linhas de baixo distorcidas, as composições mostram uma intensa densidade. As variações rítmicas denunciam as influências, onde em certos momentos há velocidade pura e em outros algo mais cadenciado.

Mackintosh aqui, assim como na sua ex-banda, também ataca como vocalista, e investe em linhas guturais bem graves, porém inteligíveis. O cara deve ser um grande amante do Death Metal, por investir bastante nestes projetos, mesmo atuando em uma banda consagrada no que faz e mais diversificada.

Esclarecendo a origem do nome, que é bem original, Strigoi, no folclore romeno, são as almas atormentadas dos mortos que saem dos túmulos. Alguns ‘strigoi’ podem ser pessoas vivas com certas propriedades mágicas. O Drácula de Bram Stoker se tornou uma interpretação moderna dos Strigoi.


8,5

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário