quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Ocultan – “Nexion Chaos”

(2015 – Nacional)

 

Nyarlathotep Records

 


“Nexion Chaos” é o penúltimo lançamento da banda de Black Metal paulistana, Ocultan. Se há quem resista em dizer que o disco é um dos melhores do grupo, é de certo que o trabalho é um dos mais abrangentes, melhor produzido e com mais amplitude do Ocultan. Não tem como negar.

 

A banda, que é uma das principais representações do Black Metal nacional, sempre moldou seu som de uma forma mais crua e intimista, com arranjos mais diretos. Não que a crueza e a objetividade não estejam aqui, mas “Nexions Chaos” vai além e eleva a sonoridade do grupo.

 

Os arranjos estão mais ricos e versáteis, dando uma cara mais universal à música agressiva e caótica. O trabalho traz também outras facetas do Metal extremo, em doses homeopáticas é claro, mas que só enriquecem o disco e amplia o currículo do Ocultan, que já é riquíssimo.

 

Entre guitarras ríspidas, solos mais bem elaborados encaminham uma melodia maléfica, bem dosada, que nos leva a momentos mais angustiantes, coisa antes não vista na música do Ocultan, mas que caiu como uma luva, provando que a banda podia e pode muito mais. Mas, o ouvinte mais radical não precisa se preocupar, nada disso interfere na fúria e no peso odioso que consagrou a banda.

 

Inclusive as temáticas continuam abordando a Quimbanda, o anti-cristianismo e todos os derivados necessários. Exu Lord Of Fire, Tehom e a sombria Dissolução do Universo se destacam, mas o repertório é tão equilibrado, que ao terminar a leitura dessa resenha, outras faixas se destacarão também.

 

https://www.facebook.com/ocultan

 

9,0

 

Vitor Franceschini

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário