quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Scars: "Não faria sentido para nós simplesmente retornarmos às atividades apenas fazendo shows"

 


Por Vitor Franceschini

 

Não fossem os hiatos, talvez o Scars seria um dos maiores nomes do Thrash Metal nacional. Porém, o retorno com “Predatory” (2020), seu álbum mais completo, os paulistanos ainda podem figurar em tal patamar. A qualidade encontrada no trabalho é imensa e a pegada extremamente certeira. Para falar sobre seu novo trabalho e um pouco de sua carreira, o baterista João Gobo e o guitarrista Alex Zeraib conversaram com o ARTE METAL. Lembrando que a banda é completada por Regis F. (vocal), Thiago Oliveira (guitarra) e Marcelo Mitché (baixo).

 

Depois do lançamento de “Devilgod Alliance” (2008), o Scars encerrou as atividades. Por que se deu este fato e como surgiu a ideia do retorno?

João Gobo: É interessante poder rememorar esse período, que coincide justamente com a minha entrada na banda. “Devilgod...” é peculiar, em vários sentidos e acepções. Não posso me furtar em dizer que foi uma grande honra ter participado daquele projeto. O álbum, em si, tinha uma finalidade predefinida e muito bem delineada. Nossa função era registrar aquele material que, de outro modo, poderia acabar esquecido ou abandonado. Desde o início, por exemplo, sabíamos que não faríamos shows. Cumprida a missão, cada um seguiu rumos diferentes em suas respectivas carreiras, mas uma coisa dever ser dita e frisada. Nós nunca sentamos e deliberamos sobre encerrar as atividades. A banda não havia acabado. A porta nunca foi efetivamente fechada. Ao longo dos anos, mantive contato com o Alex e, por vezes, cogitávamos a possibilidade de nos reunirmos. A iniciativa desse retorno ganhou especial vulto quando percebemos a crescente manifestação dos fãs, especialmente na internet e plataformas digitais.

 

Quando a banda retornou lançou um álbum ao vivo, “Armageddon on Tour 2019” (2019). Por que optaram por lançar um trabalho ao vivo logo após o retorno?

Alex Zeraib: Na verdade, o “Armageddon on Tour 2019” é uma compilação remasterizada que fizemos com o setlist que estaríamos tocando nessa nova turnê. Ele tem uma grande saída em todas as plataformas digitais e planejamos lança-lo no formato físico em 2021 como parte dos lançamentos das comemorações dos 30 anos do Scars.

 

Além disso, vocês lançaram dois singles (“Armageddon” e “Silent Force”) e o EP “The V8 Sessions (Vol. 01)”. Gostaria que falassem destes trabalhos?

João: Não faria sentido para nós simplesmente retornarmos às atividades apenas fazendo shows. Queríamos mostrar que ainda temos muito a oferecer, musicalmente falando. Essa foi a ideia principal que desembocou em Armageddon e Silent Force. Isso sem tocar no ponto de vista lírico, pois encerram uma história que começou a ser contada no “The Nether Hell” (2005) e teve seus desdobramentos no “Devilgod”. Era necessário fechar o ciclo para que outro se iniciasse. Já o EP foi fruto de uma grande oportunidade. O estúdio V8 tem sido uma espécie de quartel general da banda. Em alguns momentos gravávamos os ensaios para termos uma noção mais realista de como as músicas, tanto as antigas quanto as novas estavam soando. A qualidade do áudio nos surpreendeu e a ideia de transformar o que ouvíamos em um EP surgiu naturalmente.

 

Enfim, veio o tão aguardado segundo álbum, “Predatory” (2020). As composições, enfim, a construção deste álbum data depois do retorno do grupo ou você também pegaram ideias que foram engavetadas no passado não tão distante de antes do primeiro hiato da banda?

João:  “Predatory” é, essencialmente, um retrato do Scars atual. A formação presente tem um feeling próprio e queríamos muito que isso fosse registrado. Temos muita honra de nosso passado, mas compartilhamos de um ideal pautado pela constante evolução e aprimoramento. Nesse hiato de dez anos, cada um de nós (eu, Alex e Regis), que participamos de outras fases da banda, se manteve musicalmente ativo e em constante evolução pessoal e musical. A isso devemos somar a musicalidade e a criatividade dos novos membros (Marcelo e Thiago). Todos, sem exceção, contribuíram durante o processo de composição do álbum e, devo ressaltar que, até durante o efetivo momento da gravação, ideias eram bem-vindas. É o resultado dessa dinâmica que o ouvinte tem acesso ao ouvir o CD.

 

Uma característica interessante do novo disco é a energia que ele emana. Parece uma banda estreante e jovem, obviamente não no quesito inexperiência, mas no ar empolgante que o disco traz. Essa energia vem de o fato de vocês terem ficado um bom tempo parados ou surgiu naturalmente?

João: Agradeço pelas colocações! Não há dúvidas que essa pausa contribuiu de forma extremamente benéfica. Particularmente atribuo essa energia à dedicação pessoal de todos os envolvidos nesse projeto. Foi algo natural! Cada um de nós tem em comum o apresso pela música pesada, mas individualmente, as influências são díspares. A química surgiu justamente dessa confluência de ideias que convergiram diretamente nas músicas do álbum. Não bastava ser rápido, técnico ou pesado. Precisava, acima de tudo refletir a alma da banda, o momento atual, dando início a um novo ciclo.

 


Nota-se também, mesmo com o Thrash Metal que caracterizou a banda, uma leve melodia, que colabora muito para esse dinamismo do álbum e também contrasta com a agressividade, concordam?

João: Muito bem observado! Na realidade, quando se analisa a discografia da banda, de “Ultimate Encore” a “Predatory”, duas coisas saltam imediatamente aos ouvidos: a evolução musical, marcada pelo amadurecimento natural, atrelado ao folego das novas ideias e a inclusão de novos elementos que, uma vez absorvidos, ajudam a moldar a identidade da banda, impedindo que soe datada. Talvez isso seja um desdobramento natural do próprio estilo. Dentre os subgêneros do Heavy Metal, provavelmente o Thrash Metal é o que abarca um maior número de elementos constitutivos. Basta imaginar que Slayer, Metallica, Anthrax, Destruction e Sepultura, para me ater somente aos grandes nomes, pertencem à grande família Thrash, mas possuem identidades únicas absolutamente distintas entre si e, são justamente essas distinções que os tornam singulares.

 

O vocalista Regis F. está melhor ainda em sua performance, mesmo estando tantos anos na ativa. Gostaria que falassem um pouco dessas ótimas linhas vocais.

João: Na vida nos deparamos com pessoas extremamente talentosas. Há aqueles que precisam se esforçar muito para terem o merecido lugar ao sol, mas também existem os naturalmente vocacionados. Em minha opinião, esse é o Regis! São raros os casos onde a voz se torna parte da identidade de uma banda, de forma tão intrínseca. Posso citar UDO, Bruce Dickinson e Dio, como ótimos exemplos. Quando ouvimos essas vozes, automaticamente nos remetemos às bandas. Para quem já teve a oportunidade de ver o Regis em ação, a primeira impressão é que o palco foi feito para ele, tamanho seu domínio da situação. É um frontman nato, dono de um timbre único e sempre disposto a se aprimorar. Isso se mostra especialmente evidente nas músicas novas. Os vários anos na ativa são traduzidos em ideias musicais consistentes e coerentes, marcadas por linhas vocais extremamente coesas, fruto de um constante amadurecimento.

 

E como foi manter as características do Scars, porém dando uma roupagem atual ao trabalho?

Alex: Foi uma evolução natural e até mesmo maturidade pessoal das pessoas envolvidas. E claro, tendo o Régis e eu juntos nas composições do Scars, sempre soaremos como Scars. Ele e eu temos uma sintonia muito boa nisso e fazemos isso muito bem. Nos divertimos muito em todo o processo e sempre buscamos nos superar, mas sem perder nossas raízes.

 

E qual o principal diferencial de “Predatory” em relação ao debut da banda?

Alex: Qualidade sonora e maturidade nas composições. A tecnologia hoje possibilita que qualquer processo de composição, pré-produção e até mesmo a gravação e mixagem de um novo trabalho sejam mais cômodas, práticas e eficientes. Usamos e abusamos dos recursos disponíveis hoje.

 

Voltando ao passado, o split “Ultimate Encore”, lançado em 1994 ao lado das bandas Zero Vision e Distraught, foi um dos primeiros CD’s de Metal que tive. O que lembram dessa época e o que representa o trabalho pra vocês?

Alex: Esse foi o primeiro Split de Metal nesse formato lançado no Brasil. Foi uma grande realização e um grande passo para o Scars participar deste CD. Ele colocou o Scars no mundo e com ele fizemos 3 anos de muitos shows por todo o Brasil. Lembro de um show na Casa de Cultura do Ipiranga em São Paulo com todo o cast desse CD, que foi IN-SA-NO. Casa lotada, grande interação com o público e grande irmandade entre as bandas.

 

Aliás, duas das bandas presentes nele, vocês e o Distraught, estão na ativa. Isso é muito legal e uma vitória em termos de Thrash Metal no Brasil, não?

Alex: O Distraught é um dos grandes ícones do nosso país e seguem sólidos em sua ininterrupta carreira. Eles, sem dúvida, representam uma grande vitória para o Metal nacional. Já o Zero Vision parece estar ensaiando uma volta, digo isso pela movimentação da banda nas mídias sociais. É uma grande banda!

 

A faixa título ganhou um videoclipe. Por que a escolheram e como foi trabalhar no vídeo?

Alex: Escolhemos a faixa título como o primeiro vídeo-clip/single a ser lançado para demonstrar o poderio de fogo que o álbum todo possuía, e ela o representa muito bem como um todo.

 

Aliás, vocês têm o canal no Youtube bem ativo. Qual importância vocês veem nessa plataforma e como procura trabalhar com ela?

Alex: Nós utilizamos o YouTube mais como uma grande biblioteca com todo nosso material disponível para audição. A verdadeira interação com o público e fãs se dá por via de outras plataformas.

 

Por fim, estamos vivendo tempos difíceis com cancelamentos de shows devido à pandemia. Como vocês estão divulgando o trabalho e se adaptando à situação? E quais os planos da banda?

Alex: Fomos muito afortunados em poder terminar as gravações do novo álbum antes que a pandemia se instaurasse. Com isso, durante o isolamento, mixamos todo o álbum online e remotamente com nosso produtor Wagner Meirinho. Após terminar, conseguimos fechar o contrato de lançamento mundial com o selo americano Brutal Records e no Brasil com a grande Voice Music, fechando assim acordos e assinado contratos tudo online. No momento estamos divulgando o álbum com lançamento de vídeo-clips, entrevistas e shows online. Assim que tudo isso tiver passado, retornaremos aos palcos com muita gana!

 

https://www.facebook.com/scars.thrash/

Nenhum comentário:

Postar um comentário