quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Classicando: Rush – “Hemispheres”



“Hemispheres”, sexto álbum de estúdio do Rush, e que tem uma das capas mais emblemáticas e legais da banda, foi lançado em 28 de outubro de 1978. O disco vem logo depois do ótimo “A Farewell to Kings” (1977), do qual o grupo ganhou popularidade no Reino Unido. No entanto, “Hemispheres” em termos de vendas e charts conseguiu superá-lo.

A capa foi desenhada pelo colaborador de longa data do Rush, o artista gráfico Hugh Syme. A frente mostra uma figura que se assemelha à da pintura “O Filho do Homem”, do artista surrealista René Magritte, que está de pé sobre o lado esquerdo de um cérebro humano. Ele está olhando na direção de um homem nu em uma pose de balé que está de pé do lado direito. A imagem geral foi criação do próprio Syme, mas se desenvolveu a partir de discussões com Neil Peart (bateria) sobre a ideia das partes esquerda e direita e das partes apolínicas e dionisíacas do cérebro.

“Hemispheres” ganhou platina no Canadá e Estados Unidos e prata no Reino Unido, além de entrar para charts do Canadá, Reino Unido e Holanda. O disco ficou na posição 47 no US Billboard 200.

 


Formação:

Alex Lifeson – guitarra

Neil Peart – bateria

Geddy Lee – vocal/baixo/teclado

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário