segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Somberland – “Pest'Ology”

(2017 – Nacional)
                                        
Heavy Metal Rock

O Somberland surpreendeu a todos ao lançar “Dark Silence of Death” no ano passado. Não por ser uma banda nova, até porque seus integrantes são experientes, mas por afirmar ainda mais o Brasil no cenário Black Metal, tamanha a qualidade do trabalho, que saiu em formato de demo.

Inclusive as três faixas da mencionada demo constam neste novo disco que atende as expectativas ou talvez até as superem. O Black Metal da banda segue bem a cartilha do estilo e soa como o tradicional, sem incrementações, porém sem dispensar uma boa melodia e variação de andamentos.

Talvez o Dissection seja uma grande influência dos catarinenses, que carregam também influências do Black Metal sueco em geral. Isto é, aquele que mantém as guitarras ríspidas do estilo, a pegada gélida, mas traz na já mencionada melodia o lado ‘belo’ (guardadas as devidas proporções) do Metal negro.

A variação de andamentos caracteriza a sonoridade da banda, que não opta pela velocidade exacerbada e transita por ritmos cadenciados, semi-cadenciados e alguns velozes, tudo com um bom equilíbrio. Tudo com uma produção acima da média de Orlando Junior, que conseguiu encaixar uma sonoridade condizente à proposta da banda.

Não é fugir da briga, mas destacar apenas uma ou outra faixa seria injusto com “Pest'Ology”, pois além de se completarem, as nove composições soam muito equilibradas entre si. Não à toa, o debut da Somberland pode ser considerado um dos melhores do ano no estilo.


9,0


Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário