terça-feira, 25 de setembro de 2018

Abramis Brama – “Tusen år”


(2018 – Nacional)

Hellion Records

Que bela descoberta estes suecos do Abramis Brama, banda oriunda de Farsta (região de Estocolmo) e que está na cena há mais de 20 anos. Isso mesmo, os caras são novidades para nós brasileiros, mas este trabalho já é o sétimo full e o 13º se contarmos todos os formatos.

“Tusen år” (‘Mil anos’, em uma tradução livre) é um disco que traz muito da essência do Stoner (principalmente), Rock e Metal. Mas, a banda consegue se diferenciar dos vários nomes que resgataram essa sonoridade clássica e por diversos fatores, além do talento ímpar.

O quarteto formado por Ulf Torkelsson (vocal), Per-Olof Andersson (guitarra), Mats Rydström (baixo) e Fredrik "Trisse" Liefvendahl (bateria), consegue incorporar em sua sonoridade um dinamismo aliado a versatilidade pouco vistos no estilo. E, o mais importante, consegue fazer músicas empolgantes, mesmo sendo bem trabalhadas.

Talvez isso se deva a melodia de fácil assimilação e aos refrãos fortes contidos nas composições e um ar suave que permeia o peso das distorções e peso na medida. Energia às vezes, em outras auras mais intimistas e momentos mais lisérgicos permeiam os arranjos, que não dispensam passagens acústicas e a inclusão de gaita.

A banda só não canta em seu idioma local, como o inclui também nas informações técnicas do encarte, o que não atrapalha nada, pois impressiona como o sueco caiu bem ao estilo. Ouça faixas como Löpeld, Tusen år, Slutet av tunneln, Vägen ut e Ta mig tillbaka. Simplesmente um primor.


9,0

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário